VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cusati, Iracema Campos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Adriana Cavalcanti dos, Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira, Santos, Paulo César Marques de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910
Resumo: Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.
id UNIT-2_ef861e3e4e23afb0dc3f13a74bdf9b4e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6910
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITALEste artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/691010.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 125-1372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910/4082Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCusati, Iracema CamposSantos, Adriana Cavalcanti dosGuerra, Maria das Graças Gonçalves VieiraSantos, Paulo César Marques de Andrade2020-11-18T19:48:41Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6910Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.405721Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
title VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
spellingShingle VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
Cusati, Iracema Campos
title_short VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
title_full VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
title_fullStr VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
title_sort VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
author Cusati, Iracema Campos
author_facet Cusati, Iracema Campos
Santos, Adriana Cavalcanti dos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author_role author
author2 Santos, Adriana Cavalcanti dos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cusati, Iracema Campos
Santos, Adriana Cavalcanti dos
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Santos, Paulo César Marques de Andrade
description Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910
10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910/4082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 125-137
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614372360192