VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910 |
Resumo: | Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores. |
id |
UNIT-2_ef861e3e4e23afb0dc3f13a74bdf9b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6910 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITALEste artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/691010.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 125-1372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910/4082Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCusati, Iracema CamposSantos, Adriana Cavalcanti dosGuerra, Maria das Graças Gonçalves VieiraSantos, Paulo César Marques de Andrade2020-11-18T19:48:41Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6910Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.405721Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
title |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
spellingShingle |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL Cusati, Iracema Campos |
title_short |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
title_full |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
title_fullStr |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
title_sort |
VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL |
author |
Cusati, Iracema Campos |
author_facet |
Cusati, Iracema Campos Santos, Adriana Cavalcanti dos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Adriana Cavalcanti dos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cusati, Iracema Campos Santos, Adriana Cavalcanti dos Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira Santos, Paulo César Marques de Andrade |
description |
Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910 10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6910/4082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 125-137 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614372360192 |