A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2786 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase no desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, a partir da cultura corporal de movimento. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas num deslocamento, mas numa maneira de linguagem corporal em que expressamos sentimentos, emoções, aspectos culturais, dentre outros, contribuindo no desenvolvimento global das crianças. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais. |
id |
UNIT-2_f265da44c1cb0041c6647ddd1b459678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2786 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREASformação de professoreseducação infantilcultura corporal de movimentoeducação físicaEste artigo aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase no desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, a partir da cultura corporal de movimento. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas num deslocamento, mas numa maneira de linguagem corporal em que expressamos sentimentos, emoções, aspectos culturais, dentre outros, contribuindo no desenvolvimento global das crianças. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais. Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/278610.17564/2316-3828.2017v5n3p53-64EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 53-642316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2786/2328Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Ricardo AlvesAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2020-11-18T21:08:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2786Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.123545Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
title |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS Taveira, Ricardo Alves formação de professores educação infantil cultura corporal de movimento educação física |
title_short |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
title_full |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
title_sort |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS |
author |
Taveira, Ricardo Alves |
author_facet |
Taveira, Ricardo Alves Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Ricardo Alves Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação infantil cultura corporal de movimento educação física |
topic |
formação de professores educação infantil cultura corporal de movimento educação física |
description |
Este artigo aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase no desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, a partir da cultura corporal de movimento. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas num deslocamento, mas numa maneira de linguagem corporal em que expressamos sentimentos, emoções, aspectos culturais, dentre outros, contribuindo no desenvolvimento global das crianças. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2786 10.17564/2316-3828.2017v5n3p53-64 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2786 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n3p53-64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2786/2328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 53-64 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613394038784 |