As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rodrigo Belfort
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/980
Resumo: A linguística aplicada, como afirma Almeida Filho (2007), Moita Lopes (2006) e Rajagopalan (2006), está preocupada com todos os aspectos que envolvem o ensino de línguas, o que fez com que o objetivo do professor de idiomas e estudiosos desse campo, fosse, por muito tempo, a busca pelo melhor método a ser empregado. Essas questões, no entanto, vêm sendo modificadas com o desenvolvimento da linguística crítica, que agregou ao professor um papel de formador de cidadãos, não sendo suficiente apenas ensinar o idioma. É objetivo deste artigo, fazer um levantamento sobre os principais métodos e abordagens utilizados para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente de língua inglesa, destacando os seus objetivos educacionais. Após esse levantamento inicial, foi feita uma análise sobre o papel do professor em sala de aula, que, diante deste novo cenário educacional, precisa conciliar os conhecimentos linguísticos que serão transmitidos com as novas discussões da linguística aplicada sobre as teorias de multiletramentos, as questões culturais e o processo de (re) construção identitária, possibilitados a partir do trabalho textual.  
id UNIT-2_fb461149aa00fb038924ff3301e77841
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/980
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e culturaCulturaIdentidadeLinguistica AplicadaMultiletramentosA linguística aplicada, como afirma Almeida Filho (2007), Moita Lopes (2006) e Rajagopalan (2006), está preocupada com todos os aspectos que envolvem o ensino de línguas, o que fez com que o objetivo do professor de idiomas e estudiosos desse campo, fosse, por muito tempo, a busca pelo melhor método a ser empregado. Essas questões, no entanto, vêm sendo modificadas com o desenvolvimento da linguística crítica, que agregou ao professor um papel de formador de cidadãos, não sendo suficiente apenas ensinar o idioma. É objetivo deste artigo, fazer um levantamento sobre os principais métodos e abordagens utilizados para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente de língua inglesa, destacando os seus objetivos educacionais. Após esse levantamento inicial, foi feita uma análise sobre o papel do professor em sala de aula, que, diante deste novo cenário educacional, precisa conciliar os conhecimentos linguísticos que serão transmitidos com as novas discussões da linguística aplicada sobre as teorias de multiletramentos, as questões culturais e o processo de (re) construção identitária, possibilitados a partir do trabalho textual.  Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/98010.17564/2316-3828.2014v2n2p111-119EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 111-1192316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/980/649Gomes, Rodrigo Belfortinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/980Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.467882Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
title As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
spellingShingle As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
Gomes, Rodrigo Belfort
Cultura
Identidade
Linguistica Aplicada
Multiletramentos
title_short As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
title_full As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
title_fullStr As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
title_full_unstemmed As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
title_sort As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
author Gomes, Rodrigo Belfort
author_facet Gomes, Rodrigo Belfort
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rodrigo Belfort
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Identidade
Linguistica Aplicada
Multiletramentos
topic Cultura
Identidade
Linguistica Aplicada
Multiletramentos
description A linguística aplicada, como afirma Almeida Filho (2007), Moita Lopes (2006) e Rajagopalan (2006), está preocupada com todos os aspectos que envolvem o ensino de línguas, o que fez com que o objetivo do professor de idiomas e estudiosos desse campo, fosse, por muito tempo, a busca pelo melhor método a ser empregado. Essas questões, no entanto, vêm sendo modificadas com o desenvolvimento da linguística crítica, que agregou ao professor um papel de formador de cidadãos, não sendo suficiente apenas ensinar o idioma. É objetivo deste artigo, fazer um levantamento sobre os principais métodos e abordagens utilizados para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente de língua inglesa, destacando os seus objetivos educacionais. Após esse levantamento inicial, foi feita uma análise sobre o papel do professor em sala de aula, que, diante deste novo cenário educacional, precisa conciliar os conhecimentos linguísticos que serão transmitidos com as novas discussões da linguística aplicada sobre as teorias de multiletramentos, as questões culturais e o processo de (re) construção identitária, possibilitados a partir do trabalho textual.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/980
10.17564/2316-3828.2014v2n2p111-119
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/980
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n2p111-119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/980/649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 111-119
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612876042240