A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thamay, Rennan Faria Kruger
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Direito (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1090
Resumo: Em relação ao direito privado tem-se sustentado a ocorrência da desconsideração da personalidade jurídica em variados casos que repetidamente tem ocorrido, buscando evitar maiores prejuízos ao cidadão. Destarte, revele-se que o estudo obrado parte da análise da pessoa jurídica, sua conceituação e caracterização para então chegar, depois somente, ao estudo e análise dos casos de cabimento da desconsideração da personalidade jurídica que é aplicável de forma distinta no Direito Civil, do Consumidor e Laboral, já que as premissas são distintas e neste peculiar serão feitas as devidas observações em cada caso. Ponto central deste trabalho é perceber que a pessoa jurídica criação necessária para a sociedade pode e deve ser desconsiderada (disregard doctrine) em alguns casos sendo meio recentemente implementado, normativamente falando, para a superação dos abusos empresarialmente realizados, já que os sócios e administradores de empresas por vezes utilizam seu poder para a prática de atos que desviam a finalidade da empresa, provocando o abuso e por vezes em decorrência disto lesarem a milhares de cidadão (quer consumidores, trabalhadores ou até outras empresas), prática totalmente inaceitável e reprovável. Destarte, neste contexto é que nasce a figura da desconsideração da personalidade jurídica para fazer com que o credor não perca de vista a realização de seu direito ao crédito, já que por vezes as empresas são típicos escudos das fraudes realizadas pelos seus sócios ou administradores que, conscientemente, transferem o patrimônio advindo da fraude, dentre outras tantas condutas ilícitas, para o seu patrimônio individual. Com o nascimento deste instituto, muitas ilicitudes perderam campo fazendo com que, por vezes, seja atingido o patrimônio individual de sócio ou administrador da sociedade, que de forma maliciosa agiu desviando o patrimônio, para que sejam responsabilizados pessoalmente pelos diversos ilícitos praticados e pelos créditos alheios existentes.
id UNIT-3_ebcf44a118cade36eb462ad0c037c4e5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1090
network_acronym_str UNIT-3
network_name_str Interfaces Científicas. Direito (Online)
repository_id_str
spelling A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICAPessoa jurídica. Desconsideração da pessoa jurídica.Em relação ao direito privado tem-se sustentado a ocorrência da desconsideração da personalidade jurídica em variados casos que repetidamente tem ocorrido, buscando evitar maiores prejuízos ao cidadão. Destarte, revele-se que o estudo obrado parte da análise da pessoa jurídica, sua conceituação e caracterização para então chegar, depois somente, ao estudo e análise dos casos de cabimento da desconsideração da personalidade jurídica que é aplicável de forma distinta no Direito Civil, do Consumidor e Laboral, já que as premissas são distintas e neste peculiar serão feitas as devidas observações em cada caso. Ponto central deste trabalho é perceber que a pessoa jurídica criação necessária para a sociedade pode e deve ser desconsiderada (disregard doctrine) em alguns casos sendo meio recentemente implementado, normativamente falando, para a superação dos abusos empresarialmente realizados, já que os sócios e administradores de empresas por vezes utilizam seu poder para a prática de atos que desviam a finalidade da empresa, provocando o abuso e por vezes em decorrência disto lesarem a milhares de cidadão (quer consumidores, trabalhadores ou até outras empresas), prática totalmente inaceitável e reprovável. Destarte, neste contexto é que nasce a figura da desconsideração da personalidade jurídica para fazer com que o credor não perca de vista a realização de seu direito ao crédito, já que por vezes as empresas são típicos escudos das fraudes realizadas pelos seus sócios ou administradores que, conscientemente, transferem o patrimônio advindo da fraude, dentre outras tantas condutas ilícitas, para o seu patrimônio individual. Com o nascimento deste instituto, muitas ilicitudes perderam campo fazendo com que, por vezes, seja atingido o patrimônio individual de sócio ou administrador da sociedade, que de forma maliciosa agiu desviando o patrimônio, para que sejam responsabilizados pessoalmente pelos diversos ilícitos praticados e pelos créditos alheios existentes.Edunit2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/109010.17564/2316-381X.2014v2n2p81-91Interfaces Científicas - Direito; v. 2 n. 2 (2014): Interfaces Científicas - Direito; 81-912316-381X2316-332110.17564/2316-381X.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Direito (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1090/660Thamay, Rennan Faria Krugerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T19:16:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1090Revistahttps://periodicos.set.edu.br/direitoPUBhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/direito/oai||crismporto@gmail.com|| ilzver@gmail.com2316-381X2316-3321opendoar:2020-11-18T19:16:19Interfaces Científicas. Direito (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
title A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
spellingShingle A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
Thamay, Rennan Faria Kruger
Pessoa jurídica. Desconsideração da pessoa jurídica.
title_short A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
title_full A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
title_fullStr A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
title_full_unstemmed A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
title_sort A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
author Thamay, Rennan Faria Kruger
author_facet Thamay, Rennan Faria Kruger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thamay, Rennan Faria Kruger
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa jurídica. Desconsideração da pessoa jurídica.
topic Pessoa jurídica. Desconsideração da pessoa jurídica.
description Em relação ao direito privado tem-se sustentado a ocorrência da desconsideração da personalidade jurídica em variados casos que repetidamente tem ocorrido, buscando evitar maiores prejuízos ao cidadão. Destarte, revele-se que o estudo obrado parte da análise da pessoa jurídica, sua conceituação e caracterização para então chegar, depois somente, ao estudo e análise dos casos de cabimento da desconsideração da personalidade jurídica que é aplicável de forma distinta no Direito Civil, do Consumidor e Laboral, já que as premissas são distintas e neste peculiar serão feitas as devidas observações em cada caso. Ponto central deste trabalho é perceber que a pessoa jurídica criação necessária para a sociedade pode e deve ser desconsiderada (disregard doctrine) em alguns casos sendo meio recentemente implementado, normativamente falando, para a superação dos abusos empresarialmente realizados, já que os sócios e administradores de empresas por vezes utilizam seu poder para a prática de atos que desviam a finalidade da empresa, provocando o abuso e por vezes em decorrência disto lesarem a milhares de cidadão (quer consumidores, trabalhadores ou até outras empresas), prática totalmente inaceitável e reprovável. Destarte, neste contexto é que nasce a figura da desconsideração da personalidade jurídica para fazer com que o credor não perca de vista a realização de seu direito ao crédito, já que por vezes as empresas são típicos escudos das fraudes realizadas pelos seus sócios ou administradores que, conscientemente, transferem o patrimônio advindo da fraude, dentre outras tantas condutas ilícitas, para o seu patrimônio individual. Com o nascimento deste instituto, muitas ilicitudes perderam campo fazendo com que, por vezes, seja atingido o patrimônio individual de sócio ou administrador da sociedade, que de forma maliciosa agiu desviando o patrimônio, para que sejam responsabilizados pessoalmente pelos diversos ilícitos praticados e pelos créditos alheios existentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1090
10.17564/2316-381X.2014v2n2p81-91
url https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1090
identifier_str_mv 10.17564/2316-381X.2014v2n2p81-91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1090/660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunit
publisher.none.fl_str_mv Edunit
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Direito; v. 2 n. 2 (2014): Interfaces Científicas - Direito; 81-91
2316-381X
2316-3321
10.17564/2316-381X.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Direito (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Direito (Online)
collection Interfaces Científicas. Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Direito (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com|| ilzver@gmail.com
_version_ 1800220644309204992