EDITORIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10080 |
Resumo: | O acesso, a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências à educação, saúde e cultura – o que, a nosso ver, inclui ações de divulgação científica – está previsto por lei no Brasil, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)1. No entanto, há desafios profundos para que essa legislação seja realidade para os 6,7% da população brasileira com deficiência (em torno de 12,5 milhões de pessoas2). Diante dessa preocupação e buscando refletir academicamente sobre esse acesso à ciência por meio da divulgação científica, propusemos este Dossiê “Deficiência, Acessibilidade e Divulgação Científica”. No total, foram submetidos cerca de 40 artigos. Após a revisão por especialistas, foram aceitos para publicação sete textos que refletem academicamente como diferentes instituições e grupos de pesquisa estão ativamente atuando para romper essas barreiras. A grande maioria dos textos, seis deles, refere-se à acessibilidade em museus, espaços culturais explicitamente mencionados no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em tais artigos, os autores analisam aspectos distintos: acessibilidade universal; o perfil e a opinião dos públicos com deficiência em museus de ciência brasileiros; os desafios ainda enfrentados nos espaços museológicos para a implementação da acessibilidade (na voz de coordenadores e representantes dessas instituições e na voz dos mediadores que atuam na interface entre os museus e os públicos); estratégias de interação e comunicação por meio de módulos expositivos e guias multimídias. Em um sétimo artigo, os autores se dedicam a estudar as experiências de jovens com deficiência visual ao assistirem vídeos de divulgação da saúde e ciência com audiodescrição. A riqueza e variedade das experiências tem interseções, se complementam e podem ser extrapoladas para outras ações de divulgação da ciência. Com isso, esperamos que essa inciativa estimule ainda mais a discussão ainda tão necessária em prol de espaços, ações e uma sociedade mais inclusiva. Luisa Massarani e Jessica Norberto RochaOrganizadoras do Número Temático “Deficiência, Acessibilidade e Divulgação Científica” |
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