RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, José Querino Tavares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FILHO, JOSÉ QUERINO TAVARES, Carvalho, Fábia Ribeiro Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2773
Resumo: Resumo: Propõe-se o estudo da relação sintomática que existe entre o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade que configuram objetivos explícitos e implícitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Considera-se que a valorização dos resíduos sólidos é mecanismo utilizado pela Política em comento, em contrapartida no seu texto as referências à biodiversidade e desenvolvimento sustentável são contraditórias ou insuficientes a respaldar seu caráter ambiental. Objetiva-se analisar de que forma o tratamento dos resíduos sólidos se coaduna com o exercício da sustentabilidade, e seus elementos de complemento, quais sejam a biodiversidade e o desenvolvimento verificando sua dinâmica de atendimento a demandas de ordem econômica. Para esta pesquisa, o método de abordagem a ser utilizado será o método dialético, abordando os aspectos conceituais da biodiversidade e sustentabilidade como diretrizes fundamentais para formulação de políticas de cunho ambiental, utilizando-se ainda de técnicas de pesquisa consistentes na pesquisa bibliográfica, desde publicações avulsas, jornais, revistas, livros e outros. Observou-se que a execução de ações em resíduos não prima pela racionalização dos recursos naturais que obedeça uma lógica de proteção da biodiversidade, e de conduta compatível com as dimensões várias da sustentabilidade, não privilegiando a sustentabilidade ambiental em detrimento do desenvolvimento dito sustentável.
id UNIT-4_1b701e1176cd79760d3a7529c2143c12
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2773
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADEBiodiversidadeDesenvolvimento sustentávelResíduos sólidos.Resumo: Propõe-se o estudo da relação sintomática que existe entre o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade que configuram objetivos explícitos e implícitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Considera-se que a valorização dos resíduos sólidos é mecanismo utilizado pela Política em comento, em contrapartida no seu texto as referências à biodiversidade e desenvolvimento sustentável são contraditórias ou insuficientes a respaldar seu caráter ambiental. Objetiva-se analisar de que forma o tratamento dos resíduos sólidos se coaduna com o exercício da sustentabilidade, e seus elementos de complemento, quais sejam a biodiversidade e o desenvolvimento verificando sua dinâmica de atendimento a demandas de ordem econômica. Para esta pesquisa, o método de abordagem a ser utilizado será o método dialético, abordando os aspectos conceituais da biodiversidade e sustentabilidade como diretrizes fundamentais para formulação de políticas de cunho ambiental, utilizando-se ainda de técnicas de pesquisa consistentes na pesquisa bibliográfica, desde publicações avulsas, jornais, revistas, livros e outros. Observou-se que a execução de ações em resíduos não prima pela racionalização dos recursos naturais que obedeça uma lógica de proteção da biodiversidade, e de conduta compatível com as dimensões várias da sustentabilidade, não privilegiando a sustentabilidade ambiental em detrimento do desenvolvimento dito sustentável.Editora Universitária Tiradentes2016-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionANALISE DIALETICAapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/277310.17564/2316-3801.2016v5n1p107-118Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 5 n. 1 (2016); 107-1182316-38012316-334810.17564/2316-3801.2016v5n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2773/1813Filho, José Querino TavaresFILHO, JOSÉ QUERINO TAVARESCarvalho, Fábia Ribeiro Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:22:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2773Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:22:37Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
title RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
spellingShingle RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
Filho, José Querino Tavares
Biodiversidade
Desenvolvimento sustentável
Resíduos sólidos.
title_short RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
title_full RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
title_fullStr RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
title_full_unstemmed RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
title_sort RESIDUOS SOLIDOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BIODIVERSIDADE
author Filho, José Querino Tavares
author_facet Filho, José Querino Tavares
FILHO, JOSÉ QUERINO TAVARES
Carvalho, Fábia Ribeiro Carvalho de
author_role author
author2 FILHO, JOSÉ QUERINO TAVARES
Carvalho, Fábia Ribeiro Carvalho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, José Querino Tavares
FILHO, JOSÉ QUERINO TAVARES
Carvalho, Fábia Ribeiro Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Desenvolvimento sustentável
Resíduos sólidos.
topic Biodiversidade
Desenvolvimento sustentável
Resíduos sólidos.
description Resumo: Propõe-se o estudo da relação sintomática que existe entre o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade que configuram objetivos explícitos e implícitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Considera-se que a valorização dos resíduos sólidos é mecanismo utilizado pela Política em comento, em contrapartida no seu texto as referências à biodiversidade e desenvolvimento sustentável são contraditórias ou insuficientes a respaldar seu caráter ambiental. Objetiva-se analisar de que forma o tratamento dos resíduos sólidos se coaduna com o exercício da sustentabilidade, e seus elementos de complemento, quais sejam a biodiversidade e o desenvolvimento verificando sua dinâmica de atendimento a demandas de ordem econômica. Para esta pesquisa, o método de abordagem a ser utilizado será o método dialético, abordando os aspectos conceituais da biodiversidade e sustentabilidade como diretrizes fundamentais para formulação de políticas de cunho ambiental, utilizando-se ainda de técnicas de pesquisa consistentes na pesquisa bibliográfica, desde publicações avulsas, jornais, revistas, livros e outros. Observou-se que a execução de ações em resíduos não prima pela racionalização dos recursos naturais que obedeça uma lógica de proteção da biodiversidade, e de conduta compatível com as dimensões várias da sustentabilidade, não privilegiando a sustentabilidade ambiental em detrimento do desenvolvimento dito sustentável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ANALISE DIALETICA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2773
10.17564/2316-3801.2016v5n1p107-118
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2773
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2016v5n1p107-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2773/1813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 5 n. 1 (2016); 107-118
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2016v5n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1787715317075542016