AÇÕES AFIRMATIVAS E DEMOCRATIZAÇÃO: O SISTEMA DE COTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/7212 |
Resumo: | Neste artigo iremos refletir sobre a eficácia das políticas de cotas no ensino superior brasileiro a partir da apresentação dos resultados de uma pesquisa avaliativa sobre o programa de ações afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em vigor nos anos 2008-2012. Contando com uma vasta base de dados, referentes aos concursos vestibulares da UFRGS de 2004 a 2012, o presente estudo consiste em uma avaliação detalhada sobre alguns dos efeitos produzidos pelo programa em questão. Em particular, a análise visa mostrar quanto o sistema de cotas adotado pela UFRGS incrementou as oportunidades de acesso aos cursos de graduação dos estudantes pertencentes às categorias sociais para as quais se previa a reserva de vagas. |
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