Os efeitos da ação afirmativa sobre o desempenho acadêmico dos concluintes dos cursos de Medicina e Direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Graziele dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14989
Resumo: Há aproximadamente treze anos políticas de ações afirmativas têm sido implementadas no Brasil numa tentativa de minimizar danos que foram causados a grupos que em algum momento, seja ele no presente ou no passado, foram discriminados pela exclusão socioeconômica. Este estudo tem por objetivo comparar o desempenho dos concluintes beneficiados por ações afirmativas com o dos demais concluintes dos cursos de Medicina e Direito. Traça-se um perfil dos concluintes a partir dos dados mais recentes do Enade disponíveis, para o curso de direito, Enade 2012 e para o curso de medicina, Enade 2013. Utilizando os microdados estimou-se modelos de regressão linear para cada um dos cursos. Os resultados sugerem que tais políticas foram bem-sucedidas enquanto a maior representação desses grupos nas universidades. Para o curso de Direito IES pública e curso de Medicina IES privada, não houve uma diferença significativa no desempenho entre os alunos beneficiários das ações afirmativas e não beneficiários. Para o curso de Direito IES privada o desempenho dos beneficiários é superior dos demais alunos, enquanto que no curso de Medicina IES pública o desempenho dos beneficiários é inferior ao dos demais alunos
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