ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de, de Souza, Vera Lucia Vieira, Pelosi, Miryam Bonadiu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541
Resumo: O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual.
id UNIT-4_49f437512405de97a7d82680dfbbaeff
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9541
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)AcessibilidadeAcessibilidade CulturalDeficiência IntelectualTerapia OcupacionalInclusãoMuseu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)Museu Inclusivo.O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual.Editora Universitária Tiradentes2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/954110.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 244-2562316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541/4608Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Damiane Daniel Silva OliveiraCastro, Aline Rocha de Souza Ferreira dede Souza, Vera Lucia VieiraPelosi, Miryam Bonadiu2021-11-29T14:20:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9541Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:41Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
title ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
spellingShingle ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira
Acessibilidade
Acessibilidade Cultural
Deficiência Intelectual
Terapia Ocupacional
Inclusão
Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)
Museu Inclusivo.
title_short ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
title_full ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
title_fullStr ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
title_sort ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
author dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira
author_facet dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira
Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de
de Souza, Vera Lucia Vieira
Pelosi, Miryam Bonadiu
author_role author
author2 Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de
de Souza, Vera Lucia Vieira
Pelosi, Miryam Bonadiu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira
Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de
de Souza, Vera Lucia Vieira
Pelosi, Miryam Bonadiu
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Acessibilidade Cultural
Deficiência Intelectual
Terapia Ocupacional
Inclusão
Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)
Museu Inclusivo.
topic Acessibilidade
Acessibilidade Cultural
Deficiência Intelectual
Terapia Ocupacional
Inclusão
Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)
Museu Inclusivo.
description O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541
10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541/4608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 244-256
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2021v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593488920576