ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541 |
Resumo: | O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual. |
id |
UNIT-4_49f437512405de97a7d82680dfbbaeff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9541 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)AcessibilidadeAcessibilidade CulturalDeficiência IntelectualTerapia OcupacionalInclusãoMuseu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)Museu Inclusivo.O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual.Editora Universitária Tiradentes2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/954110.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 244-2562316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541/4608Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Damiane Daniel Silva OliveiraCastro, Aline Rocha de Souza Ferreira dede Souza, Vera Lucia VieiraPelosi, Miryam Bonadiu2021-11-29T14:20:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9541Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:41Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
title |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira Acessibilidade Acessibilidade Cultural Deficiência Intelectual Terapia Ocupacional Inclusão Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) Museu Inclusivo. |
title_short |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
title_full |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
title_sort |
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) |
author |
dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira |
author_facet |
dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de de Souza, Vera Lucia Vieira Pelosi, Miryam Bonadiu |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de de Souza, Vera Lucia Vieira Pelosi, Miryam Bonadiu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Damiane Daniel Silva Oliveira Castro, Aline Rocha de Souza Ferreira de de Souza, Vera Lucia Vieira Pelosi, Miryam Bonadiu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Acessibilidade Cultural Deficiência Intelectual Terapia Ocupacional Inclusão Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) Museu Inclusivo. |
topic |
Acessibilidade Acessibilidade Cultural Deficiência Intelectual Terapia Ocupacional Inclusão Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) Museu Inclusivo. |
description |
O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541 10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9541/4608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 244-256 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2021v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220593488920576 |