Ex-Voto: O ritual da corporeidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/957 |
Resumo: | O presente artigo traça brevemente a construção conceitual do ex-voto como uma prática religiosa que proporciona uma representação do corpo, tendo como referência a noção de pertencimento. Para a compreensão do ex-votismo é preciso evitar reducionismos religiosos e/ou socioculturais, mostrando que a compreensão da noção de pertencimento nessa prática está imbricada com os discursos, com a lógica da vida e os modos pelos quais os sujeitos se organizam e se vêem dentro da sociedade. O ex-votismo é nitidamente uma separação e ao mesmo tempo uma passagem de uma condição para outra dentro de um grupo social. Seu estudo antropológico é também um estudo do corpo, e se constitui especialmente em uma interpretação da corporeidade humana como fenômeno social, cultural e simbólico. As subjetividades e os dramas do praticante formam o texto desse discurso que é a prática ex-votiva. Corpo-imagem, o ex-voto é transformado, moldado, modificado, resignificado, esculpido, pintado, modulado conforme as habilidades, necessidades e possibilidades do praticante.Palavras-chaves: ex-voto, corpo, pertencimento, performance, comunicação, subjetividade. |
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Ex-Voto: O ritual da corporeidadeex-votocorpopertencimentoperformancecomunicaçãosubjetividade.O presente artigo traça brevemente a construção conceitual do ex-voto como uma prática religiosa que proporciona uma representação do corpo, tendo como referência a noção de pertencimento. Para a compreensão do ex-votismo é preciso evitar reducionismos religiosos e/ou socioculturais, mostrando que a compreensão da noção de pertencimento nessa prática está imbricada com os discursos, com a lógica da vida e os modos pelos quais os sujeitos se organizam e se vêem dentro da sociedade. O ex-votismo é nitidamente uma separação e ao mesmo tempo uma passagem de uma condição para outra dentro de um grupo social. Seu estudo antropológico é também um estudo do corpo, e se constitui especialmente em uma interpretação da corporeidade humana como fenômeno social, cultural e simbólico. As subjetividades e os dramas do praticante formam o texto desse discurso que é a prática ex-votiva. Corpo-imagem, o ex-voto é transformado, moldado, modificado, resignificado, esculpido, pintado, modulado conforme as habilidades, necessidades e possibilidades do praticante.Palavras-chaves: ex-voto, corpo, pertencimento, performance, comunicação, subjetividade.Editora Universitária Tiradentes2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEtnografiaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/95710.17564/2316-3801.2013v2n1p85-96Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 1 (2013); 85-962316-38012316-334810.17564/2316-3801.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/957/556Leite, Rodrigo Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:08:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/957Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:08:55Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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O presente artigo traça brevemente a construção conceitual do ex-voto como uma prática religiosa que proporciona uma representação do corpo, tendo como referência a noção de pertencimento. Para a compreensão do ex-votismo é preciso evitar reducionismos religiosos e/ou socioculturais, mostrando que a compreensão da noção de pertencimento nessa prática está imbricada com os discursos, com a lógica da vida e os modos pelos quais os sujeitos se organizam e se vêem dentro da sociedade. O ex-votismo é nitidamente uma separação e ao mesmo tempo uma passagem de uma condição para outra dentro de um grupo social. Seu estudo antropológico é também um estudo do corpo, e se constitui especialmente em uma interpretação da corporeidade humana como fenômeno social, cultural e simbólico. As subjetividades e os dramas do praticante formam o texto desse discurso que é a prática ex-votiva. Corpo-imagem, o ex-voto é transformado, moldado, modificado, resignificado, esculpido, pintado, modulado conforme as habilidades, necessidades e possibilidades do praticante.Palavras-chaves: ex-voto, corpo, pertencimento, performance, comunicação, subjetividade. |
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