AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faria, Teresa de Jesus Peixoto, Ferreira, Diogo da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop.
id UNIT-4_77fa962fe95d23b9cdbfdd8c9d1cef6f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8670
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJCultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanosEste artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop.Editora Universitária Tiradentes2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/867010.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 169-1832316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670/4951Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Paulo RobertoFaria, Teresa de Jesus PeixotoFerreira, Diogo da Cruz2022-07-18T18:27:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8670Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-07-18T18:27:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
title AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
spellingShingle AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Gonçalves, Paulo Roberto
Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos
title_short AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
title_full AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
title_fullStr AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
title_full_unstemmed AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
title_sort AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
author Gonçalves, Paulo Roberto
author_facet Gonçalves, Paulo Roberto
Faria, Teresa de Jesus Peixoto
Ferreira, Diogo da Cruz
author_role author
author2 Faria, Teresa de Jesus Peixoto
Ferreira, Diogo da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Roberto
Faria, Teresa de Jesus Peixoto
Ferreira, Diogo da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos
topic Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos
description Este artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670
10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670/4951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 169-183
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2022v9n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593163862016