AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop. |
id |
UNIT-4_77fa962fe95d23b9cdbfdd8c9d1cef6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8670 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJCultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanosEste artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop.Editora Universitária Tiradentes2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/867010.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 169-1832316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670/4951Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Paulo RobertoFaria, Teresa de Jesus PeixotoFerreira, Diogo da Cruz2022-07-18T18:27:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8670Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-07-18T18:27:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
title |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
spellingShingle |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ Gonçalves, Paulo Roberto Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos |
title_short |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
title_full |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
title_fullStr |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
title_full_unstemmed |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
title_sort |
AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
author |
Gonçalves, Paulo Roberto |
author_facet |
Gonçalves, Paulo Roberto Faria, Teresa de Jesus Peixoto Ferreira, Diogo da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Teresa de Jesus Peixoto Ferreira, Diogo da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Roberto Faria, Teresa de Jesus Peixoto Ferreira, Diogo da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos |
topic |
Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanos |
description |
Este artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Observação participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670 10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/8670/4951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 169-183 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2022v9n3 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220593163862016 |