NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas Pereira, Mara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira da Silva, Joilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356
Resumo: O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.
id UNIT-4_7e649ab7194a5e9a74bbb76693d08817
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11356
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃOO presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.Editora Universitária Tiradentes2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1135610.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 213-2262316-38012316-334810.17564/2316-3801.2023v10n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356/5304Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess Dantas Pereira, MaraPereira da Silva, Joilson 2023-10-16T16:28:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11356Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2023-10-16T16:28:05Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
title NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
spellingShingle NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
Dantas Pereira, Mara
title_short NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
title_full NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
title_fullStr NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
title_sort NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
author Dantas Pereira, Mara
author_facet Dantas Pereira, Mara
Pereira da Silva, Joilson
author_role author
author2 Pereira da Silva, Joilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas Pereira, Mara
Pereira da Silva, Joilson
description O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356
10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356/5304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 213-226
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2023v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593616846848