NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356 |
Resumo: | O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos. |
id |
UNIT-4_7e649ab7194a5e9a74bbb76693d08817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11356 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃOO presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.Editora Universitária Tiradentes2023-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1135610.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 213-2262316-38012316-334810.17564/2316-3801.2023v10n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356/5304Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess Dantas Pereira, MaraPereira da Silva, Joilson 2023-10-16T16:28:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11356Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2023-10-16T16:28:05Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
title |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO Dantas Pereira, Mara |
title_short |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
title_full |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO |
author |
Dantas Pereira, Mara |
author_facet |
Dantas Pereira, Mara Pereira da Silva, Joilson |
author_role |
author |
author2 |
Pereira da Silva, Joilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas Pereira, Mara Pereira da Silva, Joilson |
description |
O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356 10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11356/5304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 213-226 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2023v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220593616846848 |