REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Diniz, Alexandre
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Duarte Júnior, Dimas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10383
Resumo: O presente artigo, teve por objetivo analisar o processo de construção do regime jurídico internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial. Para tanto, foi necessário explorar a gênese histórica internacional da proteção ao patrimônio cultural imaterial e apresentar sua correlação com a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e a metodologia utilizada para análise foi qualitativa com o emprego de estudo bibliográfico especializado e pesquisa histórica. Adota-se, como referencial teórico, Boaventura de Sousa Santos, mais especificamente sua obra Ecologia dos Saberes. A questão que orienta a discussão é: qual a relação entre saberes tradicionais, meio ambiente e direitos humanos evidenciada no âmbito do regime internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial? O trabalho, partiu da premissa que salvaguardar os saberes tradicionais é forma de reconhecer a sua importância, tendo em vista que integra não só uma face patrimônio cultural imaterial mas também a dimensão humana da biodiversidade. A conclusão a que se chega é que, o saber tradicional foi tido, por muito tempo, apenas como folclore e que, pouco a pouco, impulsionado pelo movimento do socioambientalismo, a sua proteção jurídica internacional foi sendo construída no intuito de ampliar seu espectro de abrangência e contribuir para o seu reconhecimento como dimensão humana da biodiversidade e, portanto, como um direito humano e fundamental.
id UNIT-4_8aada0aadbef9f32214eed5f9738bef7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/10383
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTEO presente artigo, teve por objetivo analisar o processo de construção do regime jurídico internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial. Para tanto, foi necessário explorar a gênese histórica internacional da proteção ao patrimônio cultural imaterial e apresentar sua correlação com a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e a metodologia utilizada para análise foi qualitativa com o emprego de estudo bibliográfico especializado e pesquisa histórica. Adota-se, como referencial teórico, Boaventura de Sousa Santos, mais especificamente sua obra Ecologia dos Saberes. A questão que orienta a discussão é: qual a relação entre saberes tradicionais, meio ambiente e direitos humanos evidenciada no âmbito do regime internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial? O trabalho, partiu da premissa que salvaguardar os saberes tradicionais é forma de reconhecer a sua importância, tendo em vista que integra não só uma face patrimônio cultural imaterial mas também a dimensão humana da biodiversidade. A conclusão a que se chega é que, o saber tradicional foi tido, por muito tempo, apenas como folclore e que, pouco a pouco, impulsionado pelo movimento do socioambientalismo, a sua proteção jurídica internacional foi sendo construída no intuito de ampliar seu espectro de abrangência e contribuir para o seu reconhecimento como dimensão humana da biodiversidade e, portanto, como um direito humano e fundamental.Editora Universitária Tiradentes2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1038310.17564/2316-3801.2021v9n2p455-467Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 455-4672316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10383/4704Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Diniz, AlexandrePereira Duarte Júnior, Dimas2021-11-29T14:20:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/10383Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
title REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
spellingShingle REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
Melo Diniz, Alexandre
title_short REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
title_full REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
title_fullStr REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
title_full_unstemmed REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
title_sort REGIME INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E MEIO AMBIENTE
author Melo Diniz, Alexandre
author_facet Melo Diniz, Alexandre
Pereira Duarte Júnior, Dimas
author_role author
author2 Pereira Duarte Júnior, Dimas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Diniz, Alexandre
Pereira Duarte Júnior, Dimas
description O presente artigo, teve por objetivo analisar o processo de construção do regime jurídico internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial. Para tanto, foi necessário explorar a gênese histórica internacional da proteção ao patrimônio cultural imaterial e apresentar sua correlação com a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e a metodologia utilizada para análise foi qualitativa com o emprego de estudo bibliográfico especializado e pesquisa histórica. Adota-se, como referencial teórico, Boaventura de Sousa Santos, mais especificamente sua obra Ecologia dos Saberes. A questão que orienta a discussão é: qual a relação entre saberes tradicionais, meio ambiente e direitos humanos evidenciada no âmbito do regime internacional de proteção do patrimônio cultural imaterial? O trabalho, partiu da premissa que salvaguardar os saberes tradicionais é forma de reconhecer a sua importância, tendo em vista que integra não só uma face patrimônio cultural imaterial mas também a dimensão humana da biodiversidade. A conclusão a que se chega é que, o saber tradicional foi tido, por muito tempo, apenas como folclore e que, pouco a pouco, impulsionado pelo movimento do socioambientalismo, a sua proteção jurídica internacional foi sendo construída no intuito de ampliar seu espectro de abrangência e contribuir para o seu reconhecimento como dimensão humana da biodiversidade e, portanto, como um direito humano e fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10383
10.17564/2316-3801.2021v9n2p455-467
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10383
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2021v9n2p455-467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10383/4704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 455-467
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2021v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593547640832