ACESSIBILIDADE EM MUSEUS DE CIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE MEDIADORES BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norberto Rocha, Jessica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alvaro, Marcela, Massarani, Luisa, de Abreu, Willian Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9511
Resumo: Neste artigo, visamos compreender como mediadores de museus de ciências brasileiros entendem e lidam com a acessibilidade e com os públicos com deficiência nas instituições em que trabalham. Os dados foram coletados de abril a dezembro de 2019 por meio de um questionário on-line, com perguntas fechadas e abertas, respondido por 298 indivíduos. Sob o ponto de vista desses profissionais, ainda há algumas lacunas com relação à sua formação, prática e experiência e às estratégias de acessibilidade oferecidas pelos museus que trabalham. Isso faz com que se sintam pouco seguros para realizar o atendimento dos públicos com deficiência. Nesse sentido, apenas um quarto do total dos respondentes afirmou que se sentia preparado para atender pessoas com deficiência. Esse sentimento pode ocorrer em parte pelo fato de que metade de nossos respondentes são jovens de entre 20 e 29 anos e em geral com menos de cinco anos de carreira. Mas reforça a necessidade de que os museus invistam na formação e capacitação desses atores sociais e consolidem e/ou reforcem uma política institucional que vise a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nos museus de ciências. Acesse aqui o vídeo que é fruto da parceria entre o INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e a Revista Interfaces Científicas
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