O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Filho, Roi Rogeres
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves dos Santos, Georgina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150
Resumo: Descrever o conteúdo pedagógico do componente Tópicos Especiais sobre a Universidade V: Universidade, Comunicação e Produção Acadêmica, ofertado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2022.1 ministrado pela professora Flávia Rosa, é o tema principal deste artigo. O objetivo é contribuir com a literatura de suporte à escrita científica para estudantes de pós-graduação e refletir sobre as interfaces da escrita científica no processo de afiliação estudantil e sua abertura para outros saberes. Para atingir esses objetivos, recorremos ao relato de experiência apoiado em pesquisa de natureza bibliográfica. Adota-se o conceito de multireferencialidade como fundamentação teórico-metodológica, tomado de empréstimo a Jacques Ardoino (1998). A base teórica está ancorada em materiais produzidos pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil; nos escritos do sociólogo francês Alain Coulon (2008), dentre outros(as). Encadeadas ao arcabouço teórico-metodológico utilizado, essas referências fortalecem a concepção de que durante o processo de afiliação estudantil até tornarem-se membros, os(as) estudantes deslocam-se nas trilhas do aprendizado até chegar à produção científica, de modo que esse aspecto se evidencia na escrita, quando uma série de competências são adquiridas para que atinjam a condição de membro. As conclusões sugerem que componentes curriculares dessa natureza são ferramentas pedagógicas vitais à universidade.
id UNIT-4_d42d2915e7b348e0404aa448e199bf20
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11150
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL Descrever o conteúdo pedagógico do componente Tópicos Especiais sobre a Universidade V: Universidade, Comunicação e Produção Acadêmica, ofertado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2022.1 ministrado pela professora Flávia Rosa, é o tema principal deste artigo. O objetivo é contribuir com a literatura de suporte à escrita científica para estudantes de pós-graduação e refletir sobre as interfaces da escrita científica no processo de afiliação estudantil e sua abertura para outros saberes. Para atingir esses objetivos, recorremos ao relato de experiência apoiado em pesquisa de natureza bibliográfica. Adota-se o conceito de multireferencialidade como fundamentação teórico-metodológica, tomado de empréstimo a Jacques Ardoino (1998). A base teórica está ancorada em materiais produzidos pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil; nos escritos do sociólogo francês Alain Coulon (2008), dentre outros(as). Encadeadas ao arcabouço teórico-metodológico utilizado, essas referências fortalecem a concepção de que durante o processo de afiliação estudantil até tornarem-se membros, os(as) estudantes deslocam-se nas trilhas do aprendizado até chegar à produção científica, de modo que esse aspecto se evidencia na escrita, quando uma série de competências são adquiridas para que atinjam a condição de membro. As conclusões sugerem que componentes curriculares dessa natureza são ferramentas pedagógicas vitais à universidade.Editora Universitária Tiradentes2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 567-5812316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150/5213Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Filho, Roi RogeresGonçalves dos Santos, Georgina 2022-12-12T20:43:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11150Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-12-12T20:43:53Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
title O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
spellingShingle O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
Fernandes Filho, Roi Rogeres
title_short O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
title_full O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
title_fullStr O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
title_full_unstemmed O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
title_sort O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
author Fernandes Filho, Roi Rogeres
author_facet Fernandes Filho, Roi Rogeres
Gonçalves dos Santos, Georgina
author_role author
author2 Gonçalves dos Santos, Georgina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Filho, Roi Rogeres
Gonçalves dos Santos, Georgina
description Descrever o conteúdo pedagógico do componente Tópicos Especiais sobre a Universidade V: Universidade, Comunicação e Produção Acadêmica, ofertado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2022.1 ministrado pela professora Flávia Rosa, é o tema principal deste artigo. O objetivo é contribuir com a literatura de suporte à escrita científica para estudantes de pós-graduação e refletir sobre as interfaces da escrita científica no processo de afiliação estudantil e sua abertura para outros saberes. Para atingir esses objetivos, recorremos ao relato de experiência apoiado em pesquisa de natureza bibliográfica. Adota-se o conceito de multireferencialidade como fundamentação teórico-metodológica, tomado de empréstimo a Jacques Ardoino (1998). A base teórica está ancorada em materiais produzidos pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil; nos escritos do sociólogo francês Alain Coulon (2008), dentre outros(as). Encadeadas ao arcabouço teórico-metodológico utilizado, essas referências fortalecem a concepção de que durante o processo de afiliação estudantil até tornarem-se membros, os(as) estudantes deslocam-se nas trilhas do aprendizado até chegar à produção científica, de modo que esse aspecto se evidencia na escrita, quando uma série de competências são adquiridas para que atinjam a condição de membro. As conclusões sugerem que componentes curriculares dessa natureza são ferramentas pedagógicas vitais à universidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11150/5213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 567-581
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2022v9n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593607409664