SEXUALIDADE E COR EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4470 |
Resumo: | O romance Becos da memória (2013), da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, é composto por uma colcha narrativa em que há um entrelaçamento de memórias coletivas e individuais de moradores de uma favela em processo de demolição. Ao que se pode induzir, o contexto histórico remete ao início do século XX. A narradora-personagem Maria-Nova tece os fios soltos da narrativa, ao tempo em que vai ressignificando as memórias que envolvem sua história de vida e a dos outros moradores. Nessa conjuntura, este trabalho intenciona esquadrinhar as vivências da personagem Dora, afim de (des)construir as imagens estereotipadas dos negros como aqueles detentores de um apetite sexual selvagem “só corpo, sem mente” (HOOKS, 1995, p.449). A pesquisa é fundamentada na visão de Bell Hooks (1995), Stuart Hall (2003) e Frantz Fanon (2008). A personagem Dora representa a mulher negra empoderada, consciente da sua negritude, através dela pretendemos esquadrinhar a representatividade da mulher negra na sociedade. |
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SEXUALIDADE E COR EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTOCorpo. Literatura Afro-brasileira. Empoderamento.O romance Becos da memória (2013), da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, é composto por uma colcha narrativa em que há um entrelaçamento de memórias coletivas e individuais de moradores de uma favela em processo de demolição. Ao que se pode induzir, o contexto histórico remete ao início do século XX. A narradora-personagem Maria-Nova tece os fios soltos da narrativa, ao tempo em que vai ressignificando as memórias que envolvem sua história de vida e a dos outros moradores. Nessa conjuntura, este trabalho intenciona esquadrinhar as vivências da personagem Dora, afim de (des)construir as imagens estereotipadas dos negros como aqueles detentores de um apetite sexual selvagem “só corpo, sem mente” (HOOKS, 1995, p.449). A pesquisa é fundamentada na visão de Bell Hooks (1995), Stuart Hall (2003) e Frantz Fanon (2008). A personagem Dora representa a mulher negra empoderada, consciente da sua negritude, através dela pretendemos esquadrinhar a representatividade da mulher negra na sociedade.Editora Universitária Tiradentes2017-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/447010.17564/2316-3801.2017v6n2p199-208Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 2 (2017); 199-2082316-38012316-334810.17564/2316-3801.2017v6n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4470/2450Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFroz, Sarah SilvaSantos, Silvana Maria Pantoja dos2020-11-18T23:54:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4470Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-18T23:54:15Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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