SEXUALIDADE E COR EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froz, Sarah Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Silvana Maria Pantoja dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4470
Resumo: O romance Becos da memória (2013), da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, é composto por uma colcha narrativa em que há um entrelaçamento de memórias coletivas e individuais de moradores de uma favela em processo de demolição. Ao que se pode induzir, o contexto histórico remete ao início do século XX. A narradora-personagem Maria-Nova tece os fios soltos da narrativa, ao tempo em que vai ressignificando as memórias que envolvem sua história de vida e a dos outros moradores. Nessa conjuntura, este trabalho intenciona esquadrinhar as vivências da personagem Dora, afim de (des)construir as imagens estereotipadas dos negros como aqueles detentores de um apetite sexual selvagem “só corpo, sem mente” (HOOKS, 1995, p.449). A pesquisa é fundamentada na visão de Bell Hooks (1995), Stuart Hall (2003) e Frantz Fanon (2008). A personagem Dora representa a mulher negra empoderada, consciente da sua negritude, através dela pretendemos esquadrinhar a representatividade da mulher negra na sociedade.
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