A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocchetto Ramos, Flávia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lazzari, Fabiana, Todeschini Ferreira, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10839
Resumo: Objetiva analisar a interação de crianças com quatro e cinco anos com o livro de imagem Quando os Tam-tans fazem tum-tum, de Ivan Zigg. O livro foi tomado como ponto de partida para observar como as crianças interagem com produto cultural constituído pela linguagem visual. No primeiro momento, realizou-se estudo do livro e de suas imagens, focalizando a estrutura narrativa, tendo como pressuposto Saraiva (2001). Em seguida, procurou-se observar as falas das crianças com seus pares durante a leitura. Por último, a análise dos dados foi realizada a partir Vygotsky (1998, 2000, 2007) no que diz respeito à interação e Bakhtin (1981) quanto à dimensão dialógica da linguagem; Zilberman (2003) e Ramos (2010) comparecem para discutir o texto como pertencente à literatura infantil; Oliveira (2008) e Panozzo (2001) fundamentam a visualidade. Constata-se que em atividade de leitura coletiva em ambiente escolarizado, as crianças interagem, principalmente com seus pares, na concretização do livro literário.
id UNIT-4_fab0d23d041a54269409dd4eba7e7c21
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/10839
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃOObjetiva analisar a interação de crianças com quatro e cinco anos com o livro de imagem Quando os Tam-tans fazem tum-tum, de Ivan Zigg. O livro foi tomado como ponto de partida para observar como as crianças interagem com produto cultural constituído pela linguagem visual. No primeiro momento, realizou-se estudo do livro e de suas imagens, focalizando a estrutura narrativa, tendo como pressuposto Saraiva (2001). Em seguida, procurou-se observar as falas das crianças com seus pares durante a leitura. Por último, a análise dos dados foi realizada a partir Vygotsky (1998, 2000, 2007) no que diz respeito à interação e Bakhtin (1981) quanto à dimensão dialógica da linguagem; Zilberman (2003) e Ramos (2010) comparecem para discutir o texto como pertencente à literatura infantil; Oliveira (2008) e Panozzo (2001) fundamentam a visualidade. Constata-se que em atividade de leitura coletiva em ambiente escolarizado, as crianças interagem, principalmente com seus pares, na concretização do livro literário.Editora Universitária Tiradentes2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1083910.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 522-5372316-38012316-334810.17564/2316-3801.2023v10n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10839/5409Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrocchetto Ramos, FláviaLazzari, FabianaTodeschini Ferreira, Luciane2023-10-16T16:28:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/10839Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2023-10-16T16:28:05Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
title A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
spellingShingle A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
Brocchetto Ramos, Flávia
title_short A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
title_full A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
title_fullStr A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
title_full_unstemmed A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
title_sort A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
author Brocchetto Ramos, Flávia
author_facet Brocchetto Ramos, Flávia
Lazzari, Fabiana
Todeschini Ferreira, Luciane
author_role author
author2 Lazzari, Fabiana
Todeschini Ferreira, Luciane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocchetto Ramos, Flávia
Lazzari, Fabiana
Todeschini Ferreira, Luciane
description Objetiva analisar a interação de crianças com quatro e cinco anos com o livro de imagem Quando os Tam-tans fazem tum-tum, de Ivan Zigg. O livro foi tomado como ponto de partida para observar como as crianças interagem com produto cultural constituído pela linguagem visual. No primeiro momento, realizou-se estudo do livro e de suas imagens, focalizando a estrutura narrativa, tendo como pressuposto Saraiva (2001). Em seguida, procurou-se observar as falas das crianças com seus pares durante a leitura. Por último, a análise dos dados foi realizada a partir Vygotsky (1998, 2000, 2007) no que diz respeito à interação e Bakhtin (1981) quanto à dimensão dialógica da linguagem; Zilberman (2003) e Ramos (2010) comparecem para discutir o texto como pertencente à literatura infantil; Oliveira (2008) e Panozzo (2001) fundamentam a visualidade. Constata-se que em atividade de leitura coletiva em ambiente escolarizado, as crianças interagem, principalmente com seus pares, na concretização do livro literário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10839
10.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10839
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10839/5409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 522-537
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2023v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593573855232