INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cinthia de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moacyr Machado Cardoso Junior, Moacyr Machado Cardoso Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689
Resumo: No Instituto Tecnológico de Aeronáutica desenvolveu-se um programa interno de formação continuada, dedicado aos professores, nomeado ForCon – ITA, referenciado no modelo de Educação 4.0. Durante a pandemia, a tecnologia avançou exacerbadamente, moldando novas formas e abordagens educacionais, emergindo a Educação 5.0. Tanto os docentes quantos os discentes, desenvolveram novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, adquirindo diversificadas habilidades no contexto pandêmico vivenciado. Progressivamente, a educação evoluiu, apresentando, cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco principalmente nas “soft skills”. Diante desse contexto, este artigo objetivou descrever as técnicas utilizadas nas aulas oferecidas, no ITA, pelo programa de formação continuada dedicado aos docentes que participaram do curso ForCon–ITA, cujo foco foi o modelo da Educação 4.0., corroborando com a aplicação  dos conceitos teóricos das Educações 4.0 e 5.0, na prática pela disciplina MP-261, Engenharia de Fatores Humanos, do curso Pós-Graduação, ministrada em 2020, no ápice da pandemia, momento em que a educação foi incentivada a utilizar recursos tecnológicos e diversificar o currículo. Nessa proposta utilizou-se entrevistas semiestruturadas como instrumento norteador para adquirir os relatos sobre a aplicação da metodologia através do olhar docente. Como resultado averiguou-se a implementação e utilização das abordagens da Educação 4.0 e 5.0 na prática docente por meio do uso de plataformas digitais e atividades formativas, que incentivaram a interação entre os discentes e o docente da disciplina, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como autogerenciamento, conhecimento às suas limitações e oferecendo possibilidade de melhorias, por meio do conteúdo abordado de forma sistêmica.
id UNITAU-2_24857174bb436781ed5264c17e4cb0b2
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/689
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0No Instituto Tecnológico de Aeronáutica desenvolveu-se um programa interno de formação continuada, dedicado aos professores, nomeado ForCon – ITA, referenciado no modelo de Educação 4.0. Durante a pandemia, a tecnologia avançou exacerbadamente, moldando novas formas e abordagens educacionais, emergindo a Educação 5.0. Tanto os docentes quantos os discentes, desenvolveram novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, adquirindo diversificadas habilidades no contexto pandêmico vivenciado. Progressivamente, a educação evoluiu, apresentando, cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco principalmente nas “soft skills”. Diante desse contexto, este artigo objetivou descrever as técnicas utilizadas nas aulas oferecidas, no ITA, pelo programa de formação continuada dedicado aos docentes que participaram do curso ForCon–ITA, cujo foco foi o modelo da Educação 4.0., corroborando com a aplicação  dos conceitos teóricos das Educações 4.0 e 5.0, na prática pela disciplina MP-261, Engenharia de Fatores Humanos, do curso Pós-Graduação, ministrada em 2020, no ápice da pandemia, momento em que a educação foi incentivada a utilizar recursos tecnológicos e diversificar o currículo. Nessa proposta utilizou-se entrevistas semiestruturadas como instrumento norteador para adquirir os relatos sobre a aplicação da metodologia através do olhar docente. Como resultado averiguou-se a implementação e utilização das abordagens da Educação 4.0 e 5.0 na prática docente por meio do uso de plataformas digitais e atividades formativas, que incentivaram a interação entre os discentes e o docente da disciplina, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como autogerenciamento, conhecimento às suas limitações e oferecendo possibilidade de melhorias, por meio do conteúdo abordado de forma sistêmica.edUNITAU2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689Latin American Journal of Business Management; Vol. 13 No. 1 (2022)Latin American Journal of Business Management; Vol. 13 Núm. 1 (2022)Latin American Journal of Business Management; v. 13 n. 1 (2022)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689/329Copyright (c) 2022 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Cinthia de CarvalhoMoacyr Machado Cardoso Junior, Moacyr Machado Cardoso Junior2023-05-11T23:41:10Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/689Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2023-05-11T23:41:10Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
title INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
spellingShingle INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
Lourenço, Cinthia de Carvalho
title_short INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
title_full INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
title_fullStr INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
title_full_unstemmed INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
title_sort INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENCIADO NOS MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0 E 5.0
author Lourenço, Cinthia de Carvalho
author_facet Lourenço, Cinthia de Carvalho
Moacyr Machado Cardoso Junior, Moacyr Machado Cardoso Junior
author_role author
author2 Moacyr Machado Cardoso Junior, Moacyr Machado Cardoso Junior
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cinthia de Carvalho
Moacyr Machado Cardoso Junior, Moacyr Machado Cardoso Junior
description No Instituto Tecnológico de Aeronáutica desenvolveu-se um programa interno de formação continuada, dedicado aos professores, nomeado ForCon – ITA, referenciado no modelo de Educação 4.0. Durante a pandemia, a tecnologia avançou exacerbadamente, moldando novas formas e abordagens educacionais, emergindo a Educação 5.0. Tanto os docentes quantos os discentes, desenvolveram novas abordagens no processo ensino-aprendizagem, adquirindo diversificadas habilidades no contexto pandêmico vivenciado. Progressivamente, a educação evoluiu, apresentando, cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco principalmente nas “soft skills”. Diante desse contexto, este artigo objetivou descrever as técnicas utilizadas nas aulas oferecidas, no ITA, pelo programa de formação continuada dedicado aos docentes que participaram do curso ForCon–ITA, cujo foco foi o modelo da Educação 4.0., corroborando com a aplicação  dos conceitos teóricos das Educações 4.0 e 5.0, na prática pela disciplina MP-261, Engenharia de Fatores Humanos, do curso Pós-Graduação, ministrada em 2020, no ápice da pandemia, momento em que a educação foi incentivada a utilizar recursos tecnológicos e diversificar o currículo. Nessa proposta utilizou-se entrevistas semiestruturadas como instrumento norteador para adquirir os relatos sobre a aplicação da metodologia através do olhar docente. Como resultado averiguou-se a implementação e utilização das abordagens da Educação 4.0 e 5.0 na prática docente por meio do uso de plataformas digitais e atividades formativas, que incentivaram a interação entre os discentes e o docente da disciplina, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como autogerenciamento, conhecimento às suas limitações e oferecendo possibilidade de melhorias, por meio do conteúdo abordado de forma sistêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/689/329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Latin American Journal of Business Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Latin American Journal of Business Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 13 No. 1 (2022)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 13 Núm. 1 (2022)
Latin American Journal of Business Management; v. 13 n. 1 (2022)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281664557252608