Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogami, Vitor Koki da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Hilka Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186
Resumo: O objetivo do artigo é analisar as características da atividade empreendedora nos países da ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica) que participaram da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) nos anos de 2000 a 2009. Os dados utilizados na pesquisa se caracterizam como secundários, baseados nos relatórios executivos do GEM. Os resultados da pesquisa apontam que é possível encontrar, dentro da ALTEC, os países mais empreendedores do mundo, como também os menos empreendedores. Concluiu-se que o crescimento econômico influencia a atividade empreendedora, aumentando o poder de compra das pessoas, facilitando o acesso à financiamentos e gerando novas empresas. Também se pode concluir que um fraco desenvolvimento local e a desaceleração e fragilidade da economia, resultam em altas taxas de desemprego, fazendo com que as pessoas busquem alternativas de renda, como abrir o próprio negócio. Assim, tanto uma economia regional forte, como uma economia regional fraca, influenciam a atividade empreendedora.
id UNITAU-2_8264cdcb77cb3ccaf6508b57168868ee
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/186
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)Empreendedorismo RegionalDesenvolvimento LocalALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica)GEM (Global Entrepreneurship Monitor)O objetivo do artigo é analisar as características da atividade empreendedora nos países da ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica) que participaram da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) nos anos de 2000 a 2009. Os dados utilizados na pesquisa se caracterizam como secundários, baseados nos relatórios executivos do GEM. Os resultados da pesquisa apontam que é possível encontrar, dentro da ALTEC, os países mais empreendedores do mundo, como também os menos empreendedores. Concluiu-se que o crescimento econômico influencia a atividade empreendedora, aumentando o poder de compra das pessoas, facilitando o acesso à financiamentos e gerando novas empresas. Também se pode concluir que um fraco desenvolvimento local e a desaceleração e fragilidade da economia, resultam em altas taxas de desemprego, fazendo com que as pessoas busquem alternativas de renda, como abrir o próprio negócio. Assim, tanto uma economia regional forte, como uma economia regional fraca, influenciam a atividade empreendedora.edUNITAU2014-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 1 (2014)Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 1 (2014)Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 1 (2014)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186/102Nogami, Vitor Koki da CostaMachado, Hilka Vierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-03T12:37:17Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/186Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2014-08-03T12:37:17Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
title Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
spellingShingle Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
Nogami, Vitor Koki da Costa
Empreendedorismo Regional
Desenvolvimento Local
ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica)
GEM (Global Entrepreneurship Monitor)
title_short Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
title_full Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
title_fullStr Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
title_full_unstemmed Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
title_sort Análise da atividade empreendedora dos paí­ses Ibero Latinoamericanos de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM)
author Nogami, Vitor Koki da Costa
author_facet Nogami, Vitor Koki da Costa
Machado, Hilka Vier
author_role author
author2 Machado, Hilka Vier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogami, Vitor Koki da Costa
Machado, Hilka Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo Regional
Desenvolvimento Local
ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica)
GEM (Global Entrepreneurship Monitor)
topic Empreendedorismo Regional
Desenvolvimento Local
ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica)
GEM (Global Entrepreneurship Monitor)
description O objetivo do artigo é analisar as características da atividade empreendedora nos países da ALTEC (Associação Latino Ibero-americana de Gestão Tecnológica) que participaram da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) nos anos de 2000 a 2009. Os dados utilizados na pesquisa se caracterizam como secundários, baseados nos relatórios executivos do GEM. Os resultados da pesquisa apontam que é possível encontrar, dentro da ALTEC, os países mais empreendedores do mundo, como também os menos empreendedores. Concluiu-se que o crescimento econômico influencia a atividade empreendedora, aumentando o poder de compra das pessoas, facilitando o acesso à financiamentos e gerando novas empresas. Também se pode concluir que um fraco desenvolvimento local e a desaceleração e fragilidade da economia, resultam em altas taxas de desemprego, fazendo com que as pessoas busquem alternativas de renda, como abrir o próprio negócio. Assim, tanto uma economia regional forte, como uma economia regional fraca, influenciam a atividade empreendedora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/186/102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 1 (2014)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 1 (2014)
Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 1 (2014)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281663390187520