ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552 |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veículos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatísticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os níveis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possíveis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cíclica nos índices de congestionamento. |
id |
UNITAU-2_bef2928e68d2cfba4d72572a2253b3f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/552 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULOmobilidade urbanamobilidade urbana sustentávelexternalidadestransporte públicoO presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veículos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatísticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os níveis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possíveis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cíclica nos índices de congestionamento.edUNITAU2020-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 No. 1 (2019)Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 Núm. 1 (2019)Latin American Journal of Business Management; v. 10 n. 1 (2019)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552/240Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessInglêz, João RicardoVieira, José Geraldo VidalSilva, João Eduardo de Azevedo Ramos da2020-07-02T21:56:03Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/552Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2020-07-02T21:56:03Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
title |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Inglêz, João Ricardo mobilidade urbana mobilidade urbana sustentável externalidades transporte público |
title_short |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
title_full |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
title_sort |
ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO |
author |
Inglêz, João Ricardo |
author_facet |
Inglêz, João Ricardo Vieira, José Geraldo Vidal Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, José Geraldo Vidal Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inglêz, João Ricardo Vieira, José Geraldo Vidal Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mobilidade urbana mobilidade urbana sustentável externalidades transporte público |
topic |
mobilidade urbana mobilidade urbana sustentável externalidades transporte público |
description |
O presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veículos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatísticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os níveis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possíveis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cíclica nos índices de congestionamento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 No. 1 (2019) Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 Núm. 1 (2019) Latin American Journal of Business Management; v. 10 n. 1 (2019) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1809281664192348160 |