ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inglêz, João Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, José Geraldo Vidal, Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552
Resumo: O presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veí­culos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatí­sticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os ní­veis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possí­veis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cí­clica nos í­ndices de congestionamento.
id UNITAU-2_bef2928e68d2cfba4d72572a2253b3f4
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/552
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULOmobilidade urbanamobilidade urbana sustentávelexternalidadestransporte públicoO presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veí­culos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatí­sticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os ní­veis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possí­veis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cí­clica nos í­ndices de congestionamento.edUNITAU2020-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 No. 1 (2019)Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 Núm. 1 (2019)Latin American Journal of Business Management; v. 10 n. 1 (2019)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552/240Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessInglêz, João RicardoVieira, José Geraldo VidalSilva, João Eduardo de Azevedo Ramos da2020-07-02T21:56:03Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/552Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2020-07-02T21:56:03Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
title ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
spellingShingle ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Inglêz, João Ricardo
mobilidade urbana
mobilidade urbana sustentável
externalidades
transporte público
title_short ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
title_full ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
title_fullStr ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
title_sort ESTUDO DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
author Inglêz, João Ricardo
author_facet Inglêz, João Ricardo
Vieira, José Geraldo Vidal
Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da
author_role author
author2 Vieira, José Geraldo Vidal
Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inglêz, João Ricardo
Vieira, José Geraldo Vidal
Silva, João Eduardo de Azevedo Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade urbana
mobilidade urbana sustentável
externalidades
transporte público
topic mobilidade urbana
mobilidade urbana sustentável
externalidades
transporte público
description O presente estudo discorre sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo, cuja situação veí­culos, principalmente dos particulares. Os investimentos dos órgãos governamentais em transporte público têm sido crescentes e pesquisas de levantamento das externalidades e mobilidade urbana têm sido feitas. No entanto, existem poucas pesquisas que fazem uma correlação entre o padrão da mobilidade e suas externalidades. Por meio da investigação, análise e aplicação de métodos estatí­sticos a dados disponibilizados publicamente, analisou-se de maneira quantitativa a situação atual dos padrões de mobilidade e os ní­veis das externalidades que afligem a região – poluição, acidentes de trânsito, congestionamento, entre outros. Ainda, têm-se como parte do estudo uma previsão para os próximos anos dos aspectos citados, por meio da aplicação do método de regressão linear, e uma análise dos possí­veis impactos que estas mudanças poderão causar ao longo dos anos. Os principais resultados mostram um crescimento constante e ininterrupto da frota ao longo dos últimos anos; previsão de crescimento de 30% na frota de automóveis e 54% na frota de motocicletas até 2025. Nos últimos 10 anos, observou-se um aumento de 34% na emissão dióxido de carbono e 33% de dióxido de enxofre; redução de 35% de monóxido de carbono e 43% de material particulado; aumento de 27,5% no número de mortes de motociclistas, redução de 26% no número de mortes de pedestres e de 35% no de mortes de motoristas/passageiros; e uma oscilação cí­clica nos í­ndices de congestionamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/552/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Latin American Journal of Business Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 No. 1 (2019)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 10 Núm. 1 (2019)
Latin American Journal of Business Management; v. 10 n. 1 (2019)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281664192348160