Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Maio, Claudia Aparecida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Jose Luí­s Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209
Resumo: Armazenamento, embalagem, transporte e distribuição de produtos farmacêuticos que requerem controle de temperatura em toda cadeia de suprimentos é uma preocupação da indústria farmacêutica do Brasil. Sabendo que portos e aeroportos encontram dificuldades em garantir a integridade do produto durante a movimentação, os fabricantes de medicamentos têm acompanhado o processo de distribuição do seu produto desde a saída da linha de produção até chegar ao consumidor final. Buscando sanar essas dificuldades, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propõe regras que devem ser seguidas à risca pelos agentes da cadeia fria do produto. O artigo aqui proposto tem como objetivo analisar e discutir os processos de distribuição a serem seguidos a fim de manter a integridade do produto durante o armazenamento, na embalagem, no transporte e na distribuição até chegar ao cliente. A partir da revisão da literatura foi identificado e discutido os requisitos necessários para que os medicamentos que exigem temperatura controlada venham chegar ao seu destino final com a mesma qualidade e integridade. Os resultados mostraram que a utilização da tecnologia de empresas especializadas na cadeia fria, pode solucionar as dificuldades, quanto ao armazenamento, transporte e distribuição, garantindo dessa forma a qualidade do produto e evitando problemas futuros com as variações de temperatura. Da mesma forma pode-se verificar que os portos e aeroportos estão se reestruturando para atender a crescente demanda por produtos, a fim de manter a qualidade, eficiência e eficácia dos medicamentos cadeia de frio.
id UNITAU-2_c55c5d603f8f4c68893088d9ee8d421e
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/209
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia friaGestão. Medicamentos. Cadeia fria. Tecnologia.Armazenamento, embalagem, transporte e distribuição de produtos farmacêuticos que requerem controle de temperatura em toda cadeia de suprimentos é uma preocupação da indústria farmacêutica do Brasil. Sabendo que portos e aeroportos encontram dificuldades em garantir a integridade do produto durante a movimentação, os fabricantes de medicamentos têm acompanhado o processo de distribuição do seu produto desde a saída da linha de produção até chegar ao consumidor final. Buscando sanar essas dificuldades, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propõe regras que devem ser seguidas à risca pelos agentes da cadeia fria do produto. O artigo aqui proposto tem como objetivo analisar e discutir os processos de distribuição a serem seguidos a fim de manter a integridade do produto durante o armazenamento, na embalagem, no transporte e na distribuição até chegar ao cliente. A partir da revisão da literatura foi identificado e discutido os requisitos necessários para que os medicamentos que exigem temperatura controlada venham chegar ao seu destino final com a mesma qualidade e integridade. Os resultados mostraram que a utilização da tecnologia de empresas especializadas na cadeia fria, pode solucionar as dificuldades, quanto ao armazenamento, transporte e distribuição, garantindo dessa forma a qualidade do produto e evitando problemas futuros com as variações de temperatura. Da mesma forma pode-se verificar que os portos e aeroportos estão se reestruturando para atender a crescente demanda por produtos, a fim de manter a qualidade, eficiência e eficácia dos medicamentos cadeia de frio.edUNITAU2015-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209/114Di Maio, Claudia AparecidaSilva, Jose Luí­s Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-04T18:41:06Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/209Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2015-01-04T18:41:06Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
title Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
spellingShingle Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
Di Maio, Claudia Aparecida
Gestão. Medicamentos. Cadeia fria. Tecnologia.
title_short Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
title_full Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
title_fullStr Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
title_full_unstemmed Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
title_sort Armazenagem e distribuição de medicamentos na cadeia fria
author Di Maio, Claudia Aparecida
author_facet Di Maio, Claudia Aparecida
Silva, Jose Luí­s Gomes da
author_role author
author2 Silva, Jose Luí­s Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Maio, Claudia Aparecida
Silva, Jose Luí­s Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão. Medicamentos. Cadeia fria. Tecnologia.
topic Gestão. Medicamentos. Cadeia fria. Tecnologia.
description Armazenamento, embalagem, transporte e distribuição de produtos farmacêuticos que requerem controle de temperatura em toda cadeia de suprimentos é uma preocupação da indústria farmacêutica do Brasil. Sabendo que portos e aeroportos encontram dificuldades em garantir a integridade do produto durante a movimentação, os fabricantes de medicamentos têm acompanhado o processo de distribuição do seu produto desde a saída da linha de produção até chegar ao consumidor final. Buscando sanar essas dificuldades, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propõe regras que devem ser seguidas à risca pelos agentes da cadeia fria do produto. O artigo aqui proposto tem como objetivo analisar e discutir os processos de distribuição a serem seguidos a fim de manter a integridade do produto durante o armazenamento, na embalagem, no transporte e na distribuição até chegar ao cliente. A partir da revisão da literatura foi identificado e discutido os requisitos necessários para que os medicamentos que exigem temperatura controlada venham chegar ao seu destino final com a mesma qualidade e integridade. Os resultados mostraram que a utilização da tecnologia de empresas especializadas na cadeia fria, pode solucionar as dificuldades, quanto ao armazenamento, transporte e distribuição, garantindo dessa forma a qualidade do produto e evitando problemas futuros com as variações de temperatura. Da mesma forma pode-se verificar que os portos e aeroportos estão se reestruturando para atender a crescente demanda por produtos, a fim de manter a qualidade, eficiência e eficácia dos medicamentos cadeia de frio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/209/114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014)
Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281663411159040