Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Marco Aurélio Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Elvira Aparecida Simões de, Kamimura, Quésia Postigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205
Resumo: Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
id UNITAU-2_e492118282cd8b5e4a2acf14054b23ad
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/205
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagemEducação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.edUNITAU2015-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205/110Ayres, Marco Aurélio CavalcanteAraújo, Elvira Aparecida Simões deKamimura, Quésia Postigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-04T18:41:06Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/205Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2015-01-04T18:41:06Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
title Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
Ayres, Marco Aurélio Cavalcante
Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.
title_short Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
title_full Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
title_sort Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
author Ayres, Marco Aurélio Cavalcante
author_facet Ayres, Marco Aurélio Cavalcante
Araújo, Elvira Aparecida Simões de
Kamimura, Quésia Postigo
author_role author
author2 Araújo, Elvira Aparecida Simões de
Kamimura, Quésia Postigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres, Marco Aurélio Cavalcante
Araújo, Elvira Aparecida Simões de
Kamimura, Quésia Postigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.
topic Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.
description Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014)
Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281663402770432