Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205 |
Resumo: | Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UNITAU-2_e492118282cd8b5e4a2acf14054b23ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/205 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagemEducação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento.Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.edUNITAU2015-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014)Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205/110Ayres, Marco Aurélio CavalcanteAraújo, Elvira Aparecida Simões deKamimura, Quésia Postigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-04T18:41:06Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/205Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2015-01-04T18:41:06Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
title |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem Ayres, Marco Aurélio Cavalcante Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento. |
title_short |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Influência e inclusão das tecnologias da informação no processo ensino-aprendizagem |
author |
Ayres, Marco Aurélio Cavalcante |
author_facet |
Ayres, Marco Aurélio Cavalcante Araújo, Elvira Aparecida Simões de Kamimura, Quésia Postigo |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Elvira Aparecida Simões de Kamimura, Quésia Postigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Marco Aurélio Cavalcante Araújo, Elvira Aparecida Simões de Kamimura, Quésia Postigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento. |
topic |
Educação. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Desenvolvimento. |
description |
Atualmente, a educação está passando por um processo de renovação de espaços, de ressignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem desse dinamismo. Sabemos que o padrão educativo vigente é ritualizado, cheio de divisões, seriações, conteúdos pré-estabelecidos, carga horária, calendários etc., e permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado à criação, à interpretação, à reflexão e à descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre é aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nessa realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. Este artigo discute de forma crítica a influência e a inclusão das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo ensino-aprendizagem. Busca-se discutir alternativas para os novos desafios que o processo de ensino vem colocando nesta época de mudanças, tanto no âmbito político-social, quanto no que se refere aos paradigmas científicos e pedagógicos. Para isso, foi desenvolvido um estudo que contém uma breve revisão de literatura sobre a temática, discutindo a integração das tecnologias na educação em nossa comunidade. Por meio da bibliografia estudada, conclui-se que existem dificuldades de integração das tecnologias na educação, o que confirma a existência de uma dicotomia entre o desejado e o realizado em termos de inclusão das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/205/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 No. 2 (2014) Latin American Journal of Business Management; Vol. 5 Núm. 2 (2014) Latin American Journal of Business Management; v. 5 n. 2 (2014) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1809281663402770432 |