Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilpoux, Olivier François
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1622
Resumo: O Sistema Faxinal é uma forma de organização da agricultura familiar especí­fica da região centro-sul do Paraná. Ele se caracteriza pela presença de uma área comunitária de preservação ambiental e criação animal, denominada "criadouro" e de terras cultivadas individuais, ou terras de "plantar" . Esse modo de vida encontra-se ameaçado, principalmente com o desaparecimento do uso coletivo da terra no "criadouro" . A pesquisa busca compreender os arranjos institucionais no faxinal do Taquari dos Ribeiros, no Sul do Paraná, para explicar a evolução dessa Comunidade. As informações foram coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas com as 82 famí­lias do faxinal. O modelo de análise adotado integra as variáveis utilizadas na Nova Economia das Instituições com a abordagem da Sociologia Econômica. Os resultados indicam a redução do papel econômico da área do "criadouro" , considerado por alguns moradores do faxinal como um fator limitante para o crescimento da produção agrí­cola. Além da importância econômica, o desejo de preservar a cultura tradicional é um aspecto importante a ser considerado. A preservação passa pela existência de normas internas eficientes, no entanto, o respeito a essas normas diminui na população mais jovem, justamente a menos interessada na preservação da tradição e mais atraí­da por atividades econômicas. O enfraquecimento das instituições informais exige ações formais, como a criação de Reservas de Uso Sustentáveis, onde os moradores se comprometem em manter seu modo de vida e conservar o ambiente. No entanto, a eficiência dessa polí­tica pública depende de sua implantação efetiva pelos Governos Federal e Estadual, o que ainda não ocorreu.
id UNITAU-3_02c2f02cac741532acf1ec56c5ad825e
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/1622
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do TaquariNova Economia das InstituiçõesSociologia EconômicaInstituições FormaisInstituições InformaisComunidades TradicionaisO Sistema Faxinal é uma forma de organização da agricultura familiar especí­fica da região centro-sul do Paraná. Ele se caracteriza pela presença de uma área comunitária de preservação ambiental e criação animal, denominada "criadouro" e de terras cultivadas individuais, ou terras de "plantar" . Esse modo de vida encontra-se ameaçado, principalmente com o desaparecimento do uso coletivo da terra no "criadouro" . A pesquisa busca compreender os arranjos institucionais no faxinal do Taquari dos Ribeiros, no Sul do Paraná, para explicar a evolução dessa Comunidade. As informações foram coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas com as 82 famí­lias do faxinal. O modelo de análise adotado integra as variáveis utilizadas na Nova Economia das Instituições com a abordagem da Sociologia Econômica. Os resultados indicam a redução do papel econômico da área do "criadouro" , considerado por alguns moradores do faxinal como um fator limitante para o crescimento da produção agrí­cola. Além da importância econômica, o desejo de preservar a cultura tradicional é um aspecto importante a ser considerado. A preservação passa pela existência de normas internas eficientes, no entanto, o respeito a essas normas diminui na população mais jovem, justamente a menos interessada na preservação da tradição e mais atraí­da por atividades econômicas. O enfraquecimento das instituições informais exige ações formais, como a criação de Reservas de Uso Sustentáveis, onde os moradores se comprometem em manter seu modo de vida e conservar o ambiente. No entanto, a eficiência dessa polí­tica pública depende de sua implantação efetiva pelos Governos Federal e Estadual, o que ainda não ocorreu.Universidade de Taubaté2015-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/162210.54399/rbgdr.v11i1.1622Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 11 No. 1 (2015)RBGDR; Vol. 11 Núm. 1 (2015)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 11 n. 1 (2015)1809-239X10.54399/rbgdr.v11i1reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1622/441Vilpoux, Olivier Françoisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-08T15:50:55Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/1622Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2015-02-08T15:50:55Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
title Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
spellingShingle Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
Vilpoux, Olivier François
Nova Economia das Instituições
Sociologia Econômica
Instituições Formais
Instituições Informais
Comunidades Tradicionais
title_short Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
title_full Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
title_fullStr Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
title_full_unstemmed Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
title_sort Arranjos institucionais em comunidades tradicionais do Paraná: caso do Faxinal do Taquari
author Vilpoux, Olivier François
author_facet Vilpoux, Olivier François
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilpoux, Olivier François
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Economia das Instituições
Sociologia Econômica
Instituições Formais
Instituições Informais
Comunidades Tradicionais
topic Nova Economia das Instituições
Sociologia Econômica
Instituições Formais
Instituições Informais
Comunidades Tradicionais
description O Sistema Faxinal é uma forma de organização da agricultura familiar especí­fica da região centro-sul do Paraná. Ele se caracteriza pela presença de uma área comunitária de preservação ambiental e criação animal, denominada "criadouro" e de terras cultivadas individuais, ou terras de "plantar" . Esse modo de vida encontra-se ameaçado, principalmente com o desaparecimento do uso coletivo da terra no "criadouro" . A pesquisa busca compreender os arranjos institucionais no faxinal do Taquari dos Ribeiros, no Sul do Paraná, para explicar a evolução dessa Comunidade. As informações foram coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas com as 82 famí­lias do faxinal. O modelo de análise adotado integra as variáveis utilizadas na Nova Economia das Instituições com a abordagem da Sociologia Econômica. Os resultados indicam a redução do papel econômico da área do "criadouro" , considerado por alguns moradores do faxinal como um fator limitante para o crescimento da produção agrí­cola. Além da importância econômica, o desejo de preservar a cultura tradicional é um aspecto importante a ser considerado. A preservação passa pela existência de normas internas eficientes, no entanto, o respeito a essas normas diminui na população mais jovem, justamente a menos interessada na preservação da tradição e mais atraí­da por atividades econômicas. O enfraquecimento das instituições informais exige ações formais, como a criação de Reservas de Uso Sustentáveis, onde os moradores se comprometem em manter seu modo de vida e conservar o ambiente. No entanto, a eficiência dessa polí­tica pública depende de sua implantação efetiva pelos Governos Federal e Estadual, o que ainda não ocorreu.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1622
10.54399/rbgdr.v11i1.1622
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1622
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v11i1.1622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1622/441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 11 No. 1 (2015)
RBGDR; Vol. 11 Núm. 1 (2015)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 11 n. 1 (2015)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v11i1
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220468564721664