Competências territoriais em perspectivas teóricas e empí­ricas: o caso do Complexo Portuário de Santos, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sirlei Tereza Pitteri
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bresciani, Luí­s Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1617
Resumo: Estudos recentes no campo da economia regional propoem uma ampliação do conceito de "˜economias de acumulação' para "˜estrutura social de acumulação', que postula o ajustamento contí­nuo nos sistemas econômicos, sociais e ambientais, envolvendo os recursos acumulados, as competências dos indiví­duos e empresas, as habilidades dos trabalhadores locais para gerar conhecimentos e aprendizagem coletiva, as formas e arranjos institucionais e a infraestrutura. O presente estudo se volta para identificar quais os determinantes que podem dinamizar a estrutura social de acumulação, contemplando critérios que vão além da dimensão econômica. Na perspectiva metodológica, trata-se de estudo teórico-empí­rico, em que se propõe a construção do argumento central a partir da noção de vantagens especí­ficas dos territórios, como um aprimoramento da ideia de vantagens competitivas sustentáveis (VCS), difundida por Porter (1979). Na sequência, elaborou-se um modelo teórico fundamentado em literatura, em que se constrói o conceito de competências territoriais. A validação do modelo analí­tico ocorreu por meio de pesquisa empí­rica do Complexo Portuário de Santos. As conclusões do estudo permitem afirmar que o modelo analí­tco proposto se mostrou adequado para as análises. As competências territoriais estão presentes no Complexo Portuário de Santos, tendo em vista que a gestão portuária se deslocou do âmbito organizacional para o ní­vel territorial, com a entrada dos novos atores e, a despeito das relações de governança ainda não se encontrarem totalmente consolidadas, o alto desempenho da gestão portuária aponta que a capacidade rotineira de autorregulação está preservada. O entendimento em profundidade dos processos e seus desdobramentos exigem novos estudos, com pesquisas estruturadas e especí­ficas sobre o modo como os desafios e as soluções dos problemas estão sendo equacionados.
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