Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Inovação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287 |
Resumo: | This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis. For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis. |
id |
USCS_8868283d9047a5927c5a9705405fd25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7287 |
network_acronym_str |
USCS |
network_name_str |
Comunicação & Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis. For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis.O presente artigo apresenta alguns impactos provocados pela pandemia de covid-19 sobre o comportamento inovativo de micro e pequenas empresas a partir dos relatos de experiência de agentes locais de inovação (Alis). Neste contexto, busca-se compreender os problemas enfrentados pelas empresas, sobretudo destacando a comunicação como principal prática adotada para o enfrentamento da crise. Para tanto, utilizou-se pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, por meio da aplicação de entrevistas em profundidade. Os resultados demonstram que a adoção da comunicação digital foi o principal fator de inovação dessas empresas e representou uma forma viável de enfrentar a crise. Palavras-chave: Inovação; Comunicação; Microempresas; Pequenas empresas; Agentes locais de inovação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287Comunicação & Inovação; v. 22 n. 48 (2021): Revista Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287/3246Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunschhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorem, Maria Eugenia Porem Krohling Kunsch, Margarida Maria2022-10-04T19:13:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7287Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:48Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
title |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
spellingShingle |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) Porem, Maria Eugenia Porem Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas. |
title_short |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
title_full |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
title_fullStr |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
title_full_unstemmed |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
title_sort |
Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali) |
author |
Porem, Maria Eugenia Porem |
author_facet |
Porem, Maria Eugenia Porem Krohling Kunsch, Margarida Maria |
author_role |
author |
author2 |
Krohling Kunsch, Margarida Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porem, Maria Eugenia Porem Krohling Kunsch, Margarida Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas. |
topic |
Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas. |
description |
This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis. For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287/3246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunsch https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunsch https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação; v. 22 n. 48 (2021): Revista Comunicação & Inovação 2178-0145 1809-564X reponame:Comunicação & Inovação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Comunicação & Inovação |
collection |
Comunicação & Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br |
_version_ |
1798313369922437120 |