Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porem, Maria Eugenia Porem
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Krohling Kunsch, Margarida Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287
Resumo: This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis.  For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis.
id USCS_8868283d9047a5927c5a9705405fd25c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7287
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis.  For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis.O presente artigo apresenta alguns impactos provocados pela pandemia de covid-19  sobre o comportamento inovativo de micro e pequenas empresas a partir dos relatos de experiência de agentes locais de inovação (Alis). Neste contexto, busca-se compreender os problemas enfrentados pelas empresas, sobretudo destacando a comunicação como principal prática adotada para o enfrentamento da crise. Para tanto, utilizou-se pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, por meio da aplicação de entrevistas em profundidade. Os resultados demonstram que a adoção da comunicação digital foi o principal fator de inovação dessas empresas e representou uma forma viável de enfrentar a crise. Palavras-chave: Inovação; Comunicação; Microempresas; Pequenas empresas; Agentes locais de inovação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287Comunicação & Inovação; v. 22 n. 48 (2021): Revista Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287/3246Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunschhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPorem, Maria Eugenia Porem Krohling Kunsch, Margarida Maria2022-10-04T19:13:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7287Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:48Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
title Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
spellingShingle Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
Porem, Maria Eugenia Porem
Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.
title_short Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
title_full Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
title_fullStr Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
title_full_unstemmed Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
title_sort Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali)
author Porem, Maria Eugenia Porem
author_facet Porem, Maria Eugenia Porem
Krohling Kunsch, Margarida Maria
author_role author
author2 Krohling Kunsch, Margarida Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porem, Maria Eugenia Porem
Krohling Kunsch, Margarida Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.
topic Inovação; Comunicação; Micro e pequenas empresas.
description This paper presents the impacts of the pandemic on the innovative behavior of micro-enterprises and small businesses given the declarations of Innovation Local Agents. Within this context, the aim is to understand the issues faced by companies emphasizing communication as the main practice adopted to address the crisis.  For this purpose, through the application of in-depth interviews, exploratory descriptive research from the qualitative type was carried out. The results show that the use of digital communication was the main innovative factor in these companies and a viable way to confront the crisis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7287/3246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunsch
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Eugenia Porem Porem, Margarida Maria Krohling Kunsch
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 22 n. 48 (2021): Revista Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369922437120