DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renzi, Adriano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Henz, Aline Patrí­cia, Rippel, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5185
Resumo: As escolas de pensamento econômico tradicionais apresentam uma visão mecanicista do sistema econômico. Com a inserção de um novo paradigma social, a sustentabilidade, surgem novas alternativas que propõem ganhos econômicos com a minimização dos impactos ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a transformação do conceito de desenvolvimento econômico e suas novas dimensões. Nesse âmbito, serão apresentados os avanços recentes de alguns autores adeptos da escola de Londres, sobre a inter-relação entre crescimento econômico e a dimensão ambiental. Para tanto, a pesquisa tem carácter exploratório e utilizou como instrumentos a pesquisa bibliográfica e a estatí­stica descritiva. Como resultados, os autores da Escola de Londres apresentam evidências da possibilidade de ajustar o desenvolvimento econômico das nações com maior eficiência e consciência no consumo do capital natural das nações e, portanto, permitem um crescimento econômico com menores ní­veis de degradação ambiental. Com base nos resultados obtidos, percebe-se a inclinação da grande maioria dos 128 paí­ses selecionados de crescerem economicamente, ampliando o consumo de capital natural e, consequentemente, expandindo suas respectivas emissões de CO2, não configurando dessa forma a hipótese de ocorrência da curva de Kuznets.
id UNITAU-3_8d5da4bdbfaad2ac1bf0fb4eeb720509
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/5185
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADEDesenvolvimento EconômicoCrescimentoMeio AmbienteProsperidadeEscola de Londres.As escolas de pensamento econômico tradicionais apresentam uma visão mecanicista do sistema econômico. Com a inserção de um novo paradigma social, a sustentabilidade, surgem novas alternativas que propõem ganhos econômicos com a minimização dos impactos ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a transformação do conceito de desenvolvimento econômico e suas novas dimensões. Nesse âmbito, serão apresentados os avanços recentes de alguns autores adeptos da escola de Londres, sobre a inter-relação entre crescimento econômico e a dimensão ambiental. Para tanto, a pesquisa tem carácter exploratório e utilizou como instrumentos a pesquisa bibliográfica e a estatí­stica descritiva. Como resultados, os autores da Escola de Londres apresentam evidências da possibilidade de ajustar o desenvolvimento econômico das nações com maior eficiência e consciência no consumo do capital natural das nações e, portanto, permitem um crescimento econômico com menores ní­veis de degradação ambiental. Com base nos resultados obtidos, percebe-se a inclinação da grande maioria dos 128 paí­ses selecionados de crescerem economicamente, ampliando o consumo de capital natural e, consequentemente, expandindo suas respectivas emissões de CO2, não configurando dessa forma a hipótese de ocorrência da curva de Kuznets.Universidade de Taubaté2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/518510.54399/rbgdr.v15i6.5185Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i6reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5185/843Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRenzi, AdrianoHenz, Aline Patrí­ciaRippel, Ricardo2019-12-04T13:21:12Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5185Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-04T13:21:12Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
title DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
spellingShingle DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
Renzi, Adriano
Desenvolvimento Econômico
Crescimento
Meio Ambiente
Prosperidade
Escola de Londres.
title_short DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
title_full DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
title_fullStr DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
title_sort DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DO CRESCIMENTO À PROSPERIDADE
author Renzi, Adriano
author_facet Renzi, Adriano
Henz, Aline Patrí­cia
Rippel, Ricardo
author_role author
author2 Henz, Aline Patrí­cia
Rippel, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renzi, Adriano
Henz, Aline Patrí­cia
Rippel, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Econômico
Crescimento
Meio Ambiente
Prosperidade
Escola de Londres.
topic Desenvolvimento Econômico
Crescimento
Meio Ambiente
Prosperidade
Escola de Londres.
description As escolas de pensamento econômico tradicionais apresentam uma visão mecanicista do sistema econômico. Com a inserção de um novo paradigma social, a sustentabilidade, surgem novas alternativas que propõem ganhos econômicos com a minimização dos impactos ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a transformação do conceito de desenvolvimento econômico e suas novas dimensões. Nesse âmbito, serão apresentados os avanços recentes de alguns autores adeptos da escola de Londres, sobre a inter-relação entre crescimento econômico e a dimensão ambiental. Para tanto, a pesquisa tem carácter exploratório e utilizou como instrumentos a pesquisa bibliográfica e a estatí­stica descritiva. Como resultados, os autores da Escola de Londres apresentam evidências da possibilidade de ajustar o desenvolvimento econômico das nações com maior eficiência e consciência no consumo do capital natural das nações e, portanto, permitem um crescimento econômico com menores ní­veis de degradação ambiental. Com base nos resultados obtidos, percebe-se a inclinação da grande maioria dos 128 paí­ses selecionados de crescerem economicamente, ampliando o consumo de capital natural e, consequentemente, expandindo suas respectivas emissões de CO2, não configurando dessa forma a hipótese de ocorrência da curva de Kuznets.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5185
10.54399/rbgdr.v15i6.5185
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5185
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i6.5185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5185/843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i6
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470462644224