A UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES E INDICADORES NA EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5182 |
Resumo: | A mobilidade sustentável das cidades se tornou um tema amplamente abordado, nacional e internacionalmente, nas últimas décadas. Para uma avaliação efetiva do assunto, diversas metodologias são estudadas, dentre elas a criação e a quantificação de indicadores de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, esses indicadores compõem a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), a partir da Lei Federal nº 12.587, e sua utilização é essencial para a avaliação e o monitoramento de Planos de Mobilidade Urbana. Este artigo, portanto, a partir de um apanhado teórico, tem o objetivo de analisar o papel desses indicadores e da sua quantificação por meio de um índice para uma aplicação mais efetiva das políticas de mobilidade no contexto brasileiro. Assim, como resultado, evidencia-se a importância do tema em confronto com a sua escassez e superficialidade, dada a sua pouca aplicação em relação ao número de planos de mobilidade já efetivados no Brasil. |
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A UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES E INDICADORES NA EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA BRASILEIRAMobilidade Urbana. Indicadores. Planejamento Urbano. Política de Mobilidade Urbana Seminário.A mobilidade sustentável das cidades se tornou um tema amplamente abordado, nacional e internacionalmente, nas últimas décadas. Para uma avaliação efetiva do assunto, diversas metodologias são estudadas, dentre elas a criação e a quantificação de indicadores de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, esses indicadores compõem a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), a partir da Lei Federal nº 12.587, e sua utilização é essencial para a avaliação e o monitoramento de Planos de Mobilidade Urbana. Este artigo, portanto, a partir de um apanhado teórico, tem o objetivo de analisar o papel desses indicadores e da sua quantificação por meio de um índice para uma aplicação mais efetiva das políticas de mobilidade no contexto brasileiro. Assim, como resultado, evidencia-se a importância do tema em confronto com a sua escassez e superficialidade, dada a sua pouca aplicação em relação ao número de planos de mobilidade já efetivados no Brasil.Universidade de Taubaté2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/518210.54399/rbgdr.v15i6.5182Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i6reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5182/839Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKureke, Bruna Marceli Claudino BuherBernardinis, Márcia de Andrade Pereira2019-12-04T13:21:12Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5182Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-04T13:21:12Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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