Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254 |
Resumo: | Neste trabalho se propôs, por meio de mídia televisiva, pesquisas da mastofauna pantaneira e educação ambiental, uma metodologia sobre aprendizado e avaliação do conhecimento de alunos do ensino fundamental de Campo Grande-MS, sobre o baixo Pantanal, na sub-região do Negro. Foi produzido um vídeo/documentário com duração de 7min33seg com apoio da TV Pantanal/UNIDERP, onde foram inseridos conceitos dos diferentes tipos de paisagem, espaço geográfico e pesquisas no Pantanal. Foram elaborados três questionários: um para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação à temática; um segundo, como exercício de fixação dos conhecimentos; e, um terceiro, para avaliar o grau de aprendizado e satisfação dos alunos. A análise dos resultados mostrou um incremento modesto em relação ao aprendizado. Houve uma boa interação dos alunos em sala de aula e muito interesse na forma da exposição. A metodologia ainda ficou falha em alguns aspectos, abrindo visão para novas perspectivas em relação à aplicação do geoprocessamento. |
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