Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanabria, Pérola Lopes Aquino
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Garnés, Silvio Jacks dos Anjos, Gladis Salete Linhares Toniazzo, Gladis Salete Linhares Toniazzo, Figueiredo, Regina Sueiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254
Resumo: Neste trabalho se propôs, por meio de mí­dia televisiva, pesquisas da mastofauna pantaneira e educação ambiental, uma metodologia sobre aprendizado e avaliação do conhecimento de alunos do ensino fundamental de Campo Grande-MS, sobre o baixo Pantanal, na sub-região do Negro. Foi produzido um ví­deo/documentário com duração de 7min33seg com apoio da TV Pantanal/UNIDERP, onde foram inseridos conceitos dos diferentes tipos de paisagem, espaço geográfico e pesquisas no Pantanal. Foram elaborados três questionários: um para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação à temática; um segundo, como exercí­cio de fixação dos conhecimentos; e, um terceiro, para avaliar o grau de aprendizado e satisfação dos alunos. A análise dos resultados mostrou um incremento modesto em relação ao aprendizado. Houve uma boa interação dos alunos em sala de aula e muito interesse na forma da exposição. A metodologia ainda ficou falha em alguns aspectos, abrindo visão para novas perspectivas em relação à aplicação do geoprocessamento.
id UNITAU-3_8f65daa210bd7400cedcabc851f3aff4
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/254
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MSEscolaMí­diaTelevisãoMamí­fero.Neste trabalho se propôs, por meio de mí­dia televisiva, pesquisas da mastofauna pantaneira e educação ambiental, uma metodologia sobre aprendizado e avaliação do conhecimento de alunos do ensino fundamental de Campo Grande-MS, sobre o baixo Pantanal, na sub-região do Negro. Foi produzido um ví­deo/documentário com duração de 7min33seg com apoio da TV Pantanal/UNIDERP, onde foram inseridos conceitos dos diferentes tipos de paisagem, espaço geográfico e pesquisas no Pantanal. Foram elaborados três questionários: um para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação à temática; um segundo, como exercí­cio de fixação dos conhecimentos; e, um terceiro, para avaliar o grau de aprendizado e satisfação dos alunos. A análise dos resultados mostrou um incremento modesto em relação ao aprendizado. Houve uma boa interação dos alunos em sala de aula e muito interesse na forma da exposição. A metodologia ainda ficou falha em alguns aspectos, abrindo visão para novas perspectivas em relação à aplicação do geoprocessamento.Universidade de Taubaté2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/25410.54399/rbgdr.v5i3.254Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 5 No. 3 (2009)RBGDR; Vol. 5 Núm. 3 (2009)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 5 n. 3 (2009)1809-239X10.54399/rbgdr.v5i3reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254/170Sanabria, Pérola Lopes AquinoGarnés, Silvio Jacks dos AnjosGladis Salete Linhares Toniazzo, Gladis Salete Linhares ToniazzoFigueiredo, Regina Sueiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-05T01:05:07Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/254Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2010-06-05T01:05:07Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
title Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
spellingShingle Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
Sanabria, Pérola Lopes Aquino
Escola
Mí­dia
Televisão
Mamí­fero.
title_short Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
title_full Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
title_fullStr Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
title_full_unstemmed Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
title_sort Avaliação sobre o pantanal com alunos do ensino fundamental de Campo Grande, MS
author Sanabria, Pérola Lopes Aquino
author_facet Sanabria, Pérola Lopes Aquino
Garnés, Silvio Jacks dos Anjos
Gladis Salete Linhares Toniazzo, Gladis Salete Linhares Toniazzo
Figueiredo, Regina Sueiro de
author_role author
author2 Garnés, Silvio Jacks dos Anjos
Gladis Salete Linhares Toniazzo, Gladis Salete Linhares Toniazzo
Figueiredo, Regina Sueiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanabria, Pérola Lopes Aquino
Garnés, Silvio Jacks dos Anjos
Gladis Salete Linhares Toniazzo, Gladis Salete Linhares Toniazzo
Figueiredo, Regina Sueiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Mí­dia
Televisão
Mamí­fero.
topic Escola
Mí­dia
Televisão
Mamí­fero.
description Neste trabalho se propôs, por meio de mí­dia televisiva, pesquisas da mastofauna pantaneira e educação ambiental, uma metodologia sobre aprendizado e avaliação do conhecimento de alunos do ensino fundamental de Campo Grande-MS, sobre o baixo Pantanal, na sub-região do Negro. Foi produzido um ví­deo/documentário com duração de 7min33seg com apoio da TV Pantanal/UNIDERP, onde foram inseridos conceitos dos diferentes tipos de paisagem, espaço geográfico e pesquisas no Pantanal. Foram elaborados três questionários: um para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação à temática; um segundo, como exercí­cio de fixação dos conhecimentos; e, um terceiro, para avaliar o grau de aprendizado e satisfação dos alunos. A análise dos resultados mostrou um incremento modesto em relação ao aprendizado. Houve uma boa interação dos alunos em sala de aula e muito interesse na forma da exposição. A metodologia ainda ficou falha em alguns aspectos, abrindo visão para novas perspectivas em relação à aplicação do geoprocessamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254
10.54399/rbgdr.v5i3.254
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v5i3.254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/254/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 5 No. 3 (2009)
RBGDR; Vol. 5 Núm. 3 (2009)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 5 n. 3 (2009)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v5i3
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220466957254656