DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123 |
Resumo: | Alguns autores atribuem a presença da televisão na vida das pessoas ao fato que ela não demanda tanta habilidade na aquisição de conhecimento. Os adolescentes ao assistir aos programas televisivos, podem interiorizar comportamentos para sua própria vida. Nesse sentido tornam-se indispensáveis estudos que abordem e que a compreendam a televisão analisando seus programas e imagens. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação: sobre como a mídia esta presente na vida dos estudantes do ensino médio. Foram aplicados 1440 questionários aos alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro para identificar os programas televisivos mais assistidos por eles, bem como analisar suas imagens e quais os motivos que levam os estudantes a assistirem essas produções. Foram aplicados 4 questionários para os professores de biologia da mesma escola pesquisada, para saber como a mídia é tratada por eles no contexto escolar. Os resultados mostram que todos os anos do ensino médio possuem preferências semelhantes em relação ao programas escolhidos. Os dois programas mais assistidos se enquadram no padrão informativo. Notou-se que a maioria dos estudantes assistem à televisão em busca de diversão e entretenimento. Em relação aos professores, todos concordam com a possibilidade da mídia ser utilizada em suas aulas, verificando uma resistência por parte destes em introduzir os programas televisivos de canal aberto nas aulas por falta de equipamento. Conclui-se que a mídia esta muito presente na vida dos alunos. Os professores acreditam na importância do uso da mídia, mas não fazem tanto uso dela como se necessita. |
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