DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Sara Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123
Resumo: Alguns autores atribuem a presença da televisão na vida das pessoas ao fato que ela não demanda tanta habilidade na aquisição de conhecimento. Os adolescentes ao assistir aos programas televisivos, podem interiorizar comportamentos para sua própria vida. Nesse sentido tornam-se indispensáveis estudos que abordem e que a compreendam a televisão analisando seus programas e imagens. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação: sobre como a mídia esta presente na vida dos estudantes do ensino médio. Foram aplicados 1440 questionários aos alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro para identificar os programas televisivos mais assistidos por eles, bem como analisar suas imagens e quais os motivos que levam os estudantes a assistirem essas produções. Foram aplicados 4 questionários para os professores de biologia da mesma escola pesquisada, para saber como a mídia é tratada por eles no contexto escolar. Os resultados mostram que todos os anos do ensino médio possuem preferências semelhantes em relação ao programas escolhidos. Os dois programas mais assistidos se enquadram no padrão informativo. Notou-se que a maioria dos estudantes assistem à televisão em busca de diversão e entretenimento. Em relação aos professores, todos concordam com a possibilidade da mídia ser utilizada em suas aulas, verificando uma resistência por parte destes em introduzir os programas televisivos de canal aberto nas aulas por falta de equipamento. Conclui-se que a mídia esta muito presente na vida dos alunos. Os professores acreditam na importância do uso da mídia, mas não fazem tanto uso dela como se necessita.
id UFU-5_46610b6d77d21d8221bc0595be6705e2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8123
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIOTelevisãomídiaescola.Alguns autores atribuem a presença da televisão na vida das pessoas ao fato que ela não demanda tanta habilidade na aquisição de conhecimento. Os adolescentes ao assistir aos programas televisivos, podem interiorizar comportamentos para sua própria vida. Nesse sentido tornam-se indispensáveis estudos que abordem e que a compreendam a televisão analisando seus programas e imagens. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação: sobre como a mídia esta presente na vida dos estudantes do ensino médio. Foram aplicados 1440 questionários aos alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro para identificar os programas televisivos mais assistidos por eles, bem como analisar suas imagens e quais os motivos que levam os estudantes a assistirem essas produções. Foram aplicados 4 questionários para os professores de biologia da mesma escola pesquisada, para saber como a mídia é tratada por eles no contexto escolar. Os resultados mostram que todos os anos do ensino médio possuem preferências semelhantes em relação ao programas escolhidos. Os dois programas mais assistidos se enquadram no padrão informativo. Notou-se que a maioria dos estudantes assistem à televisão em busca de diversão e entretenimento. Em relação aos professores, todos concordam com a possibilidade da mídia ser utilizada em suas aulas, verificando uma resistência por parte destes em introduzir os programas televisivos de canal aberto nas aulas por falta de equipamento. Conclui-se que a mídia esta muito presente na vida dos alunos. Os professores acreditam na importância do uso da mídia, mas não fazem tanto uso dela como se necessita.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123/7941Castro, Sara Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8123Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Castro, Sara Almeida
Televisão
mídia
escola.
title_short DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort DIAGNÓSTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA M͍DIA NO CONHECIMENTO ESCOLAR E NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
author Castro, Sara Almeida
author_facet Castro, Sara Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Sara Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
mídia
escola.
topic Televisão
mídia
escola.
description Alguns autores atribuem a presença da televisão na vida das pessoas ao fato que ela não demanda tanta habilidade na aquisição de conhecimento. Os adolescentes ao assistir aos programas televisivos, podem interiorizar comportamentos para sua própria vida. Nesse sentido tornam-se indispensáveis estudos que abordem e que a compreendam a televisão analisando seus programas e imagens. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação: sobre como a mídia esta presente na vida dos estudantes do ensino médio. Foram aplicados 1440 questionários aos alunos da Escola Estadual Messias Pedreiro para identificar os programas televisivos mais assistidos por eles, bem como analisar suas imagens e quais os motivos que levam os estudantes a assistirem essas produções. Foram aplicados 4 questionários para os professores de biologia da mesma escola pesquisada, para saber como a mídia é tratada por eles no contexto escolar. Os resultados mostram que todos os anos do ensino médio possuem preferências semelhantes em relação ao programas escolhidos. Os dois programas mais assistidos se enquadram no padrão informativo. Notou-se que a maioria dos estudantes assistem à televisão em busca de diversão e entretenimento. Em relação aos professores, todos concordam com a possibilidade da mídia ser utilizada em suas aulas, verificando uma resistência por parte destes em introduzir os programas televisivos de canal aberto nas aulas por falta de equipamento. Conclui-se que a mídia esta muito presente na vida dos alunos. Os professores acreditam na importância do uso da mídia, mas não fazem tanto uso dela como se necessita.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8123/7941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537213345792