OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Rodrigo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Strauhs, Faimara do Rocio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4671
Resumo: Transformações na sociedade impulsionam pessoas e organizações a buscarem novas formas de conviver, trabalhar e compartilhar dados, informações e conhecimentos. Permeando estes processos, as universidades e seus grupos de pesquisa, enquanto polos de produção de conhecimentos cientí­ficos, possuem papel de destaque no compartilhamento de conhecimentos com a sociedade, em especial com o ambiente empresarial. Dessa forma, este estudo aborda os grupos de pesquisa brasileiros e a formação de Redes de Conhecimento destes com outras empresas, no escopo da interação universidade-empresa no cenário nacional. O objetivo principal é investigar as caracterí­sticas das Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas a partir da ótica dos grupos de pesquisa no Brasil. A pesquisa foi conduzida sob uma metodologia baseada em métodos mistos de coleta e análise dos dados, contando com a participação de 50 lí­deres de grupos de pesquisa brasileiros que trabalham com questões voltadas para a interação e a cooperação entre universidades e empresas. Os resultados principais indicam que, sim, existem Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas no cenário nacional. No entanto, as caracterí­sticas dessas redes indicam uma abrangência pequena em termos geográficos e um estágio inicial de estruturação dessas parcerias, uma vez que muitas redes ainda se constituem de maneira informal. Outro dado relevante diz respeito às iniciativas das parcerias dentro da amostra estudada que indicam as universidades como os atores que buscam e iniciam as parcerias, o que pode revelar um baixo interesse ou ní­vel de confiança das empresas sobre pesquisadores e ambientes de pesquisa.
id UNITAU-3_f810a9496c0594fbe047e87266d95acb
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/4671
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRORedes de Conhecimento. Interação Universidade-Empresa. Grupos de Pesquisa no Brasil.Transformações na sociedade impulsionam pessoas e organizações a buscarem novas formas de conviver, trabalhar e compartilhar dados, informações e conhecimentos. Permeando estes processos, as universidades e seus grupos de pesquisa, enquanto polos de produção de conhecimentos cientí­ficos, possuem papel de destaque no compartilhamento de conhecimentos com a sociedade, em especial com o ambiente empresarial. Dessa forma, este estudo aborda os grupos de pesquisa brasileiros e a formação de Redes de Conhecimento destes com outras empresas, no escopo da interação universidade-empresa no cenário nacional. O objetivo principal é investigar as caracterí­sticas das Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas a partir da ótica dos grupos de pesquisa no Brasil. A pesquisa foi conduzida sob uma metodologia baseada em métodos mistos de coleta e análise dos dados, contando com a participação de 50 lí­deres de grupos de pesquisa brasileiros que trabalham com questões voltadas para a interação e a cooperação entre universidades e empresas. Os resultados principais indicam que, sim, existem Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas no cenário nacional. No entanto, as caracterí­sticas dessas redes indicam uma abrangência pequena em termos geográficos e um estágio inicial de estruturação dessas parcerias, uma vez que muitas redes ainda se constituem de maneira informal. Outro dado relevante diz respeito às iniciativas das parcerias dentro da amostra estudada que indicam as universidades como os atores que buscam e iniciam as parcerias, o que pode revelar um baixo interesse ou ní­vel de confiança das empresas sobre pesquisadores e ambientes de pesquisa.Universidade de Taubaté2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/467110.54399/rbgdr.v15i3.4671Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 3 (2019)RBGDR; Vol. 15 Núm. 3 (2019)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 3 (2019)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i3reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4671/782Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, RodrigoStrauhs, Faimara do Rocio2019-05-30T18:09:55Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4671Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-05-30T18:09:55Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
spellingShingle OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Müller, Rodrigo
Redes de Conhecimento. Interação Universidade-Empresa. Grupos de Pesquisa no Brasil.
title_short OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_full OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_fullStr OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
title_sort OS GRUPOS DE PESQUISA, SUAS REDES DE CONHECIMENTO E A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO CENÁRIO BRASILEIRO
author Müller, Rodrigo
author_facet Müller, Rodrigo
Strauhs, Faimara do Rocio
author_role author
author2 Strauhs, Faimara do Rocio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Rodrigo
Strauhs, Faimara do Rocio
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de Conhecimento. Interação Universidade-Empresa. Grupos de Pesquisa no Brasil.
topic Redes de Conhecimento. Interação Universidade-Empresa. Grupos de Pesquisa no Brasil.
description Transformações na sociedade impulsionam pessoas e organizações a buscarem novas formas de conviver, trabalhar e compartilhar dados, informações e conhecimentos. Permeando estes processos, as universidades e seus grupos de pesquisa, enquanto polos de produção de conhecimentos cientí­ficos, possuem papel de destaque no compartilhamento de conhecimentos com a sociedade, em especial com o ambiente empresarial. Dessa forma, este estudo aborda os grupos de pesquisa brasileiros e a formação de Redes de Conhecimento destes com outras empresas, no escopo da interação universidade-empresa no cenário nacional. O objetivo principal é investigar as caracterí­sticas das Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas a partir da ótica dos grupos de pesquisa no Brasil. A pesquisa foi conduzida sob uma metodologia baseada em métodos mistos de coleta e análise dos dados, contando com a participação de 50 lí­deres de grupos de pesquisa brasileiros que trabalham com questões voltadas para a interação e a cooperação entre universidades e empresas. Os resultados principais indicam que, sim, existem Redes de Conhecimento formadas entre universidades e empresas no cenário nacional. No entanto, as caracterí­sticas dessas redes indicam uma abrangência pequena em termos geográficos e um estágio inicial de estruturação dessas parcerias, uma vez que muitas redes ainda se constituem de maneira informal. Outro dado relevante diz respeito às iniciativas das parcerias dentro da amostra estudada que indicam as universidades como os atores que buscam e iniciam as parcerias, o que pode revelar um baixo interesse ou ní­vel de confiança das empresas sobre pesquisadores e ambientes de pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4671
10.54399/rbgdr.v15i3.4671
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4671
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i3.4671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4671/782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 3 (2019)
RBGDR; Vol. 15 Núm. 3 (2019)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 3 (2019)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i3
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470093545472