Processo e produção do infográfico em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Diego de Magalhães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
id UNITAU_044be6f708a2e3d52eaff599cbbe3b7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/795
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Barreto, Diego de MagalhãesCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Ramos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaTápias-Oliveira, Eveline Mattos2023-06-15T23:50:28Z2023-06-15T23:50:28Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias OliveiraDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Vivemos em uma sociedade contemporânea que passa por inúmeras mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais. As novas tecnologias estão presentes no dia a dia das pessoas: na vida pessoal, no trabalho, na escola, entre outras esferas da sociedade. Nesse mundo tecnológico, a escola está presente, preparando os futuros cidadãos tanto para a compreensão (leitura) do que lhes é apresentado quanto para a produção escrita de nova informações. Vinculada à Linguística Aplicada (LA), a presente pesquisa se fundamenta nas noções de letramento e de gêneos discursivos, sob a perspectiva bakhtiniana, que tem uma função específica na sociedade e no mundo social. Considerando tanto os aspectos relacionados ao estilo, à forma composicional e ao conteúdo temático, quanto seu uso (público-alvo, objetivo do autor, entre muitos outros), o presente trabalho versa sobre o uso do infográfico na sala de aula , não só como instrumento de inserção social do sujeito-aluno nas práticas sociais mais amplas, mas também como instrumento de ensino na sala de aula pelo professor. Com isso, nosso objetivo é descrever a atividade de produção de infográficos desenvolvida em sala de aula (leitura e produção em software de editoração e edição de imagens) em uma turma de Curso Técnico de Informática para Internet. Sobre o processo de aprendizagem dos alunos e sobre a realização do gênero infográfico, ao longo do experimento, buscamos saber quais as marcas linguísticas encontradas nos diários retrospectivos durante o processo de realização dos infográficos apontavam para o esclarecimento dos sujeitos acerca da atividade e acerca da aprendizagem do gênero infográfico; como o produto final (infográfico) se apresentava em relação ao planejamento individual / dos grupos; e como a atividade transcorreu dentro de um enfoque teórico de práticas letradas e dialógicas para o ensino de gêneros. Como metodologia, é apresentada uma pesquisa etnográfica realizada numa turma de uma escola técnica estadual da região paulista do Vale do Paraíba. A realização da prática concretizou-se dentro de um Projeto Educacional, o qual parte do ponto de vista de um processo organizado e vinculado ao conhecimento prévio dos alunos. Após o experimento, chegamos a algumas conclusões: 1) o uso de Projetos Educacionais, por relacionar-se à produção de gêneros, é uma prática inovadora por inserir os sujeitos em práticas de comunicação comuns na sociedade; 2) a atividade com participação do aluno na escolha de tema leva ao prazer e ao engajamento do próprio aluno; 3) a percepção de autoria, quando vivenciada, faz com que os alunos se percebam em relação ao outro; 4) o entendimento de gênero em seus elementos constitutivos leva os alunos a serem mais sensíveis ao processo de produção escrita; 5) o planejamento das ações feito pelos alunos propicia autocontrole; 6) o papel do professor como mediador é mais amplo que o papel do professor como público-alvo e altera positivamente a relação professor-aluno; e 7) a dialogia, o letramento ideológico e os aspectos processuais vivenciados em sala de aula geram mais responsabilidade, novos papéis sociais e empoderamento.Abstract: We have lived in a contemporary society that goes through several economic, social, political, cultural and educational changes. The new technologies are in all people's daily life: in personal life, at work, at school, among other spheres of the society. In this technological world, the school is present, preparing future citizens both for the comprehension (reading) of what we present to them as for the written production of new information. Linked to the Applied Linguistics (AL), this research is based on the literacy notions and discursive genres, from Bakhtin's perspective, that has a specific function in the society and in the social world. Considering as much the aspects related to style, compositional form and thematic content, as also its use (target audience, author’s purpose etc.), this paper is about the use of the infographic in the classroom, not only as a student's insertion tool in the widest social practices, but also as a teaching tool in the classroom used by the teacher. Therefore, our goal is to describe the activity of infographic production developed in the classroom (reading and production in publishing software and image edition) in a Technical Course class for Internet Computing. As regards to the student's learning process and the production of the infographic genre, along the experiment, we intend to know what are the linguistic markings found in the retrospective diaries during the process of making the infographics, how they contributed to the clarification of the individuals towards the activity and the genre infographic learning; how the final product (infographic) presented itself in relation to the individual/groups planning; and how the activity occurred in the theoretical approach of the literacy and dialogical practices for the genres teaching. As methodology, it is presented an ethnographic research performed in a technical school class in Vale do Paraíba, region of São Paulo State. The performance of this practice became true within an Educational Project, which is based on the point of view of an organized process and linked to the students' prior knowledge. After the experiment, we came to some conclusions: 1) the use of Educational Projects, when they are related to genres production, is an innovative practice; it inserts the individuals in communication practices common in the society; 2) the activity with the students' participation in the choice of the theme, leads to their satisfaction and to the self-engagement; 3) the authorship perception, when self-experienced, makes the students notice each other; 4) the understanding of gender in its constitutive elements makes the students more sensitive to the writing production process; 5) the action planning made by the students provides self-control; 6) the teacher's role as a mediator is more expanded than its role as a target audience, and it positively alters the relationship between the teacher-student; and 7) the dialogism, the ideological literacy and the procedural aspects experienced in the classroom produce more responsibility, new social roles and empowerment.Made available in DSpace on 2023-06-15T23:50:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diego de Magalhaes Barreto.pdf: 7217476 bytes, checksum: 30486e7f633a6a9b12ba16cef8d05114 (MD5) Previous issue date: 2013116f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.LetramentoGêneros discursivosProjetos educacionaisInfográficosProcesso e produção do infográfico em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDiego de Magalhaes Barreto.pdfapplication/pdf7217476http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/795/1/Diego%20de%20Magalhaes%20Barreto.pdf30486e7f633a6a9b12ba16cef8d05114MD5120.500.11874/7952023-06-15 20:50:28.299oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T23:50:28Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo e produção do infográfico em sala de aula
title Processo e produção do infográfico em sala de aula
spellingShingle Processo e produção do infográfico em sala de aula
Barreto, Diego de Magalhães
Letramento
Gêneros discursivos
Projetos educacionais
Infográficos
title_short Processo e produção do infográfico em sala de aula
title_full Processo e produção do infográfico em sala de aula
title_fullStr Processo e produção do infográfico em sala de aula
title_full_unstemmed Processo e produção do infográfico em sala de aula
title_sort Processo e produção do infográfico em sala de aula
author Barreto, Diego de Magalhães
author_facet Barreto, Diego de Magalhães
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
Ramos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Diego de Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
contributor_str_mv Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Gêneros discursivos
Projetos educacionais
Infográficos
topic Letramento
Gêneros discursivos
Projetos educacionais
Infográficos
description Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T23:50:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T23:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/795/1/Diego%20de%20Magalhaes%20Barreto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30486e7f633a6a9b12ba16cef8d05114
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395525275648