Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7023
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
id UNITAU_07ee787448067f3a7ba28417711e3b86
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7023
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Cabanas, Maria Inmaculada ChaoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2024-04-08T15:53:56Z2024-04-08T15:53:56Z2021http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7023Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2021.Resumo: Este estudo, aqui apresentado, investigou as Representações Sociais de alunos matriculados no Ensino Médio sobre o processo de avaliação da aprendizagem. De natureza quali-quantitativa, esta pesquisa tem como população 250 alunos e 22 professores do Ensino Médio de quatro Escolas de Tempo Integral de uma rede pública de ensino de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Estado de São Paulo, Brasil. Foram instrumentos de pesquisa questionários e desenhos, aplicados para os alunos, e entrevistas semiestruturadas individuais aplicadas com professores. Os dados coletados por meio dos questionários foram tratados inicialmente pelo Excel, as entrevistas tratadas pelo software IRaMuTeQ e os desenhos foram analisados por meio da iconografia. Os resultados demonstraram que os alunos, da faixa etária entre 14 a 18 anos, em sua grande maioria frequentaram somente escolas da rede pública, percebem o processo de avaliação como forma de assimilação do conhecimento, entretanto, trazem consigo sentimentos negativos. Já o público de professores, selecionados por apresentarem práticas de reconhecida excelência, tanto por gestores como seus pares, entendem a avaliação como um conceito amplo, que incorpora diferentes métodos e instrumentos, que tem que ser constantemente aprimorada, buscando atualizar sempre o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Este estudo revelou algumas práticas de avaliação de aprendizagem vivenciadas nas escolas de Ensino Médio, a partir das narrativas de professores e alunos, corroborando com a importância do estudo das Representações Sociais também no aprimoramento do Processo de Avaliação da Aprendizagem.Abstract: This study investigated the Social Representations of students enrolled in High School on the process of learning assessment. With a quali-quantitative nature, this research had a population of 250 High School students and 22 teachers from four full-time schools, in a public-school system, in a municipality of Vale do Paraíba e Litoral Norte Metropolitan Region, State of São Paulo, Brazil. Research instruments were questionnaires and drawings, applied to students, and individual semi-structured interviews applied to teachers. The data collected through the questionnaires were initially treated by Excel, the interviews treated by the IRaMuTeQ software and the drawings will be analysed using the iconography. The results showed that, the students from 14 to 18 years old, most of them attended only public schools, perceive the evaluation process as a way of assimilating knowledge, however, they bring negative feelings with them. As for teachers, selected for presenting practices of recognized excellence, both by managers and their peers, they understand that assessment with a broad concept, which mixes different methods and instruments, but must be constantly improved, seeking to upgrade the process of building the student teaching and learning. This study revealed some learning assessment practices experienced in high schools, from the narratives of teachers and students, corroborating the importance of the study of Social Representations also in the improvement of the Learning Assessment Process.Made available in DSpace on 2024-04-08T15:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Raquel Baldessini Bonine.pdf: 2659711 bytes, checksum: 1234a1c417922760148538e16579fb06 (MD5) Previous issue date: 20211 recurso online (138 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Aprendizagem - AvaliaçãoEnsino médioRepresentação socialRendimento escolarRepresentações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAdriana Raquel Baldessini Bonine.pdfapplication/pdf2659711http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7023/1/Adriana%20Raquel%20Baldessini%20Bonine.pdf1234a1c417922760148538e16579fb06MD5120.500.11874/70232024-04-08 12:53:56.386oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T15:53:56Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
title Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
spellingShingle Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
Aprendizagem - Avaliação
Ensino médio
Representação social
Rendimento escolar
title_short Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
title_full Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
title_fullStr Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
title_full_unstemmed Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
title_sort Representações sociais de alunos e professores do ensino médio sobre avaliação
author Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
author_facet Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Cabanas, Maria Inmaculada Chao
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonine, Adriana Raquel Baldessini, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Avaliação
Ensino médio
Representação social
Rendimento escolar
topic Aprendizagem - Avaliação
Ensino médio
Representação social
Rendimento escolar
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T15:53:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T15:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7023
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (138 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7023/1/Adriana%20Raquel%20Baldessini%20Bonine.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1234a1c417922760148538e16579fb06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162494943232