Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Unwin, Maria del Pilar Troncoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/835
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romero
id UNITAU_09ca81c3badf98c7c92c4a13ffc1e1b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/835
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Unwin, Maria del Pilar TroncosoEcheverria, Susana EcheverriaMello, Dilma Maria deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2019-08-06T12:30:52Z2019-08-06T12:30:52Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/835Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza RomeroDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Ao escrever, consigo adquirir consciência da minha constituição como professora de espanhol, tomando distância de mim mesma. Isso ocorre, pois, analiso a escrita apoiada em um instrumental teórico, antes, para mim, pouco conhecido. Assim, ele configura um instrumento novo que possibilita olhar para mim mesma com estranhamento. Por esse motivo, este trabalho promove uma conscientização da formação e das possibilidades profissionais do educador e professor de línguas. O meu perfil de educadora vem sendo construído ao longo do meu percurso, em interação com as pessoas que compõem o meu entorno social. Assim como essas pessoas me afetaram, também eu as afetei de alguma maneira, numa interação discursiva, dialética e, por isso mesmo, enriquecedora (VIGOTSKI, 1994, 2005). Com base nisso e nas idéias de Vieira (1996); Josso (1988) e Nóvoa (1988, 2000), entendo que a formação, tanto pessoal, quanto profissional é fruto das interações e das vivências. Esta é uma pesquisa etnográfica, em Lingüística Aplicada, que visa o entendimento da formação do professor de línguas e educador. Para isso, busca-se compreender como as vivências (cognitivas, culturais e emocionais) influenciaram a prática e a sua constituição identitária. Com esse objetivo, faz-se necessário refletir criticamente, apoiada em teorias que, no caso desta pesquisa, envolvem a construção do conhecimento do educador e professor de línguas. São as teorias de ensino-aprendizagem: Behavorismo, Construtivismo e a Sociointeracional (PCN-LE, 2001) e as de linguagem, com base em Richards e Rodgers (1995) e Leffa (2003). Refletir criticamente, segundo Magalhães (1994, 1996); Romero (1998); Liberali, Magalhães e Romero (2003); Romero (20004) e Celani (2003, 2007) - não só abre as ações mais, principalmente, a respeito do papel da linguagem nas interações - é um caminho possível e necessário para promover uma tomada de consciência e levar ao autoconhecimento do educador, transformando-o em educador reflexivo-crítico. O instrumento que leva à reflexão é a escrita e posterior análise da autobiografia, por meio da Gramática Sistêmico-funcional, com base em Eggins (1994); Martin &Rose (2002); Eggins & Martin (2003) e Christie (2005, 2006).Abstract: By writing and analyzing, I can be aware of my own background as a Spanish teacher from a distant perspective. This is possible as I analyze the writing with a theoretical approach which for me was hardly known before. In this way, it constitutes a new tool which enables me to look into myself with a certain awkward look. And due to that, this work has promoted awareness about the education and the professional possibilities of the educator and language teacher. My history as a teacher has been built through my career path, jointly with the people who are part of my social circle. Not only I have been affected by those people as well as I have affected them somehow, in a discursive, dialectic interaction, and for that reason it was enriching (VIGOTSKI 1994, 2005). So accordingly to this and the ideas of Vieira (1996); Josso (1988) and Nóvoa (1988, 2000) the result of interactions and experiences, both personal and professional, is my understanding of education. This is an ethnographic research on Applied Linguistics, which aims at understanding the education of the language teacher and educator. We searched to understand the experiences (cognitive, cultural and emotional) which have influenced his practice and identity. Having this objective in mind, it is necessary to reflect upon your practice in a critical way, based on theories that, in this case, involve the construction of the knowledge as an educator and language teacher. These are the learning teaching theories: behaviorism, constructivism and socio interaccional (PCN - LE, 2001) and the language theories with basis on Richards and Rodgers (1995) and Leffa (2003). Accordingly to Magalhães (1994, 1996); Romero (1998); Liberali, Magalhães & Romero (2003); Romero (2004) and Celani (2003, 2007) to think critically not only about the actions but mainly on the role that the language plays on interactions - is a possible and necessary path to promote awareness that leads to the educator’s self reflection changing him into a critical reflective educator. Writing is the tool that has led me to reflection followed by the analysis of my autobiography, by using the functional systemic grammar approach, with basis on Eggins (1994); Martin & Rose (2002); Eggins & Martin (2003) and Christie (2005, 2006).Made available in DSpace on 2019-08-06T12:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria del Pilar Troncoso Unwin.pdf: 582436 bytes, checksum: 962fcad53e24848d2a477ab310e2d662 (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado121f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAFormação de professoresLeituraConhecimentoLíngua inglesaTextoLinguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria del Pilar Troncoso Unwin.pdfapplication/pdf582436http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/835/1/Maria%20del%20Pilar%20Troncoso%20Unwin.pdf962fcad53e24848d2a477ab310e2d662MD5120.500.11874/8352019-09-10 17:31:04.856oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
title Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
spellingShingle Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
Unwin, Maria del Pilar Troncoso
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
title_short Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
title_full Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
title_fullStr Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
title_full_unstemmed Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
title_sort Linguagem autobiográfica na construção da identidade : de falante nativa a educadora
author Unwin, Maria del Pilar Troncoso
author_facet Unwin, Maria del Pilar Troncoso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Echeverria, Susana Echeverria
Mello, Dilma Maria de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Unwin, Maria del Pilar Troncoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
description Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romero
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:30:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/835
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/835/1/Maria%20del%20Pilar%20Troncoso%20Unwin.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 962fcad53e24848d2a477ab310e2d662
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150157398016