África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7033
Resumo: Orientação: Prof.ª Dra. Mariana Aranha de Souza
id UNITAU_0b5cf6ac690b5e43dd86ebe5076c78cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7033
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoSantos, Roseli Albino dos, 1968-Santos, Maria Aparecida Lima dosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2024-04-08T16:16:35Z2024-04-08T16:16:35Z2021http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7033Orientação: Prof.ª Dra. Mariana Aranha de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2021.Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta as análises de diferentes narrativas de professores, sobre práticas pedagógicas e abordagens utilizadas em aulas de História, considerando o trabalho com a temática História da África e a Cultura Afro-brasileira na perspectiva da implementação da Lei 10.639/03, que instituiu o estudo de História de África e Cultura Afro-brasileira, atualizada pela lei 11.645/08, que acrescentou a questão indígena no currículo do país, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. Consiste em um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que participaram 50 professores que lecionam a disciplina de História no Ensino Fundamental em uma rede municipal de uma cidade do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa um questionário para todos estes docentes e entrevistas semiestruturadas, individuais, com sete professores, que foram indicados pelos colegas como aqueles que desenvolvem práticas sobre o tema História da África. Devido ao período de pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano de 2020, tanto os questionários quanto as entrevistas foram realizadas de forma on-line. Os questionários foram enviados por e-mail, por meio do Google Forms, e as entrevistas foram realizadas por meio dos aplicativos Google Meet e Skype. As entrevistas, após transcritas, foram tratadas inicialmente pelo software IRaMuTeQ e os questionários tabulados pelo próprio Google Forms e Excel. Após este tratamento inicial, os dados foram analisados considerando a metodologia da História Oral. Os resultados demonstraram que: o envolvimento dos professores na temática está relacionado: (i) ao fato da identidade negra de alguns profissionais; (ii) às formações em horário de trabalho coletivo – HTC; ou (iii) por desenvolver trabalhos em que os diferentes sujeitos históricos têm espaço de estudo. Como produto deste trabalho temos um e-book com sugestões de práticas que envolvem a temática.Abstract: This research work presents the analysis of different teachers' narratives, on pedagogical practices and approaches used in History classes, considering the work with the theme History of Africa and Afro-Brazilian Culture in the perspective of the implementation of Law 10.639 / 03, which instituted the study of African History and Afro-Brazilian Culture, updated by Law 11.645 / 08, which added the Indigenous question, in the country's curriculum, changing the Law of Directives and Bases of National Education 9.394 / 96. It consists of a study of an applied nature, with a qualitative approach, in which 50 teachers who teach History in Elementary School participated in a municipal network of a city in Vale do Paraíba, in the State of São Paulo. A questionnaire for all these teachers and individual semi-structured interviews with seven teachers were used as research instruments, which were indicated by colleagues as those who develop practices on the theme of African History. Due to the Covid-19 pandemic period in the first half of 2020, both questionnaires and interviews were conducted online. The questionnaires were sent by email, through Google Forms, and the interviews were conducted using the Google Meet and Skype applications. The interviews, after being transcribed, were initially treated by the IRaMuTeQ software and the questionnaires were tabulated by Google Forms and Excel itself. After this initial treatment, the data were analyzed considering the Oral History methodology. The results showed that: the teachers' involvement in the theme is related to: (i) the fact of the black identity of some professionals; (ii) training in collective work hours - HTC; or (iii) for developing works in which different historical subjects have space for study. As a product of this work we have an e-book with suggestions for practices that involve the theme.Made available in DSpace on 2024-04-08T16:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Deni Ribeiro Prado Furtado.pdf: 1787961 bytes, checksum: 65c5182e8d7ad46a4afc1c6e9e910a1f (MD5) Previous issue date: 20211 recurso online (139 f.) : il. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.África - HistóriaCultura afro-brasileiraHistória - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoÁfrica na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDeni Ribeiro Prado Furtado.pdfapplication/pdf1787961http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7033/1/Deni%20Ribeiro%20Prado%20Furtado.pdf65c5182e8d7ad46a4afc1c6e9e910a1fMD5120.500.11874/70332024-04-08 13:16:35.278oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7033Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T16:16:35Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
title África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
spellingShingle África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973
África - História
Cultura afro-brasileira
História - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
title_full África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
title_fullStr África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
title_full_unstemmed África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
title_sort África na sala de aula : práticas nas narrativas de professores de História
author Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973
author_facet Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Santos, Maria Aparecida Lima dos
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Deni Ribeiro Prado, 1973
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv África - História
Cultura afro-brasileira
História - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic África - História
Cultura afro-brasileira
História - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientação: Prof.ª Dra. Mariana Aranha de Souza
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T16:16:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T16:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7033
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (139 f.) : il. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7033/1/Deni%20Ribeiro%20Prado%20Furtado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65c5182e8d7ad46a4afc1c6e9e910a1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397640253440