Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vagner Matias da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro
id UNITAU_1022a097b07224594a3210ba1e9165f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3317
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Vagner Matias daRenda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraLousada, Eliane GouvêaKozma, Eliana Vianna BritoAbreu-Tardelli, Lília SantosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-2019-09-13T16:56:22Z2019-09-13T16:56:22Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de CastroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar como propostas de trabalhos com gêneros textuais podem contribuir para a aprendizagem de inglês de alunos de uma 1ª série do Ensino Médio. Para tanto, foi construída uma unidade didática fundamentada nos pressupostos teóricos de Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) e Dolz et al (2004), considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). Os dados coletados por meio de uma pesquisa interventiva de colaboração de base interpretativista (CAVALCANTI, 1991) foram examinados em duas etapas. Na primeira etapa, verificou-se as percepções dos alunos ao processo de aprendizagem à luz do socinteracionismo proposto por Vygotsky (1934/2005), dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2002), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) e das propostas de trabalhos com gêneros de Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) e Dolz et al (2004). Na segunda etapa, as produções dos alunos foram analisadas a partir dos moldes sugeridos por Cristóvão (2002) e Lousada (2007), com base em Bronckart (1999), envolvendo principalmente a capacidade de ação, a organização textual e as características lingüístico-discursivas do gênero. Três conclusões principais do estudo foram: (a) a proposta de trabalho com o folder turístico foi fundamental para os alunos no que diz respeito à aquisição de Língua Estrangeira, uma vez que o gênero instigou acriticidade e conscientização dos alunos sobre a real utilização desse texto em sua própria sociedade, além disso, a proposta promoveu a interação; (b) A Língua Materna teve um papel crucial como mediadora na aprendizagem da Língua Estrangeira; e (c) a proposta de trabalho com o folder turístico foi eficaz e significativa para os aprendizes.Abstract: The aim of this research was to investigate how proposals of work with textual genres can contribute to the English learning of a 1st grade students of the "Ensino Médio". For that, it was built a didatical unit supported on the theoretical approach of Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) and Dolz et al (2004), considering the"Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio"(BRASIL, 2002) and the "Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira"(BRASIL, 1998). The colected data through a co-operation reasearch with interpretativist base (CAVALCANTI, 1991) were examined in two stages. In the first stage, it was verified the students ? insights to the learning process through the light of the sociointeracionism proposed by Vygotsky (1934/2005), of the "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio"(BRASIL, 2002), of the "Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira"(BRASIL, 1998) and of the proposals of work with genres of Lopes-Rossi (2002 e 2003 apud LOPES-ROSSI, 2005), Ramos (2004) and Dolz et al (2004). In the second stage, the students ? productions were analysed through the patterns suggested by Cristóvão(2002) and Lousada (2007), based on Bronckart (1999), comprehending mainly the action capacity, textual arrangement and linguistic-discoursive characteristics of the genre. Three main conclusions of the study were: (a) The proposal of work with tourist folder was fundamental to the students when it comes to acquisition of Foreign Language, because the genre instigated the criticism and awareness of the students about the real usage of this text in their own society, moreover, the proposal promoted the interaction; (b) The Mother Tongue hada crucial role as mediator in the learning of the Foreign Language; and (c) The proposal of work with the tourist folder was efficient and significant to the learners.Made available in DSpace on 2019-09-13T16:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAGNER MATIAS DA SILVA.pdf: 674163 bytes, checksum: 9d7741c59c8aa8f9f37ffed5793f9463 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (129 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUGênero textualFolder turísticoLíngua inglesaEnsino médioProdução textualUma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALVAGNER MATIAS DA SILVA.pdfapplication/pdf674163http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3317/1/VAGNER%20MATIAS%20DA%20SILVA.pdf9d7741c59c8aa8f9f37ffed5793f9463MD5120.500.11874/33172019-09-19 20:47:22.006oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:22Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
title Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
spellingShingle Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
Silva, Vagner Matias da
Gênero textual
Folder turístico
Língua inglesa
Ensino médio
Produção textual
title_short Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
title_full Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
title_fullStr Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
title_full_unstemmed Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
title_sort Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio : ações e reações dos alunos
author Silva, Vagner Matias da
author_facet Silva, Vagner Matias da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Lousada, Eliane Gouvêa
Kozma, Eliana Vianna Brito
Abreu-Tardelli, Lília Santos
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vagner Matias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
contributor_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Folder turístico
Língua inglesa
Ensino médio
Produção textual
topic Gênero textual
Folder turístico
Língua inglesa
Ensino médio
Produção textual
description Orientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T16:56:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T16:56:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (129 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3317/1/VAGNER%20MATIAS%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d7741c59c8aa8f9f37ffed5793f9463
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391472529408