Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Roberta Letícia Bartoli de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1315
Resumo: Orientação: Profª. Drª. Solange T. Ricardo de Castro
id UNITAU_4f473bdbaea9347990c9c905a1640c7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1315
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Freitas, Roberta Letícia Bartoli deLousada, Eliane GouvêaRenda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraKozma, Eliana Vianna BritoAbreu-Tardelli, Lília SantosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-2019-09-09T17:23:03Z2019-09-09T17:23:03Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1315Orientação: Profª. Drª. Solange T. Ricardo de CastroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o processo de aprendizagem dos alunos de uma 7ª série do ensino fundamental ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática elaborada a partir do gênero textual notícia em inglês, examinando a percepção desses alunos em relação à sua própria aprendizagem no decorrer do processo, e os resultados das produções escritas dos alunos realizadas ao final de todo o trabalho. Este estudo está teoricamente embasado na abordagem sócio-interacional da linguagem e o seu papel na cosntrução do conhecimento, conforme proposto por Vygotsky (1934-2005), no papel da LM na aprendizzagem de uma LE, discutido por Castro (2002), Quast (2003) e Terra (2003), dentro de uma perspectiva sociocultural, baseada em Vygotsky (1934), e no trabalho com gêneros textuais em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; LOUSADA, 2005; entre outros). As propostas de ensino nas quais este trabalho está baseado são: Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Ramos (2004), Lopes-Rossi (2002). A coleta de dados deu-se por meio de questionários respondidos pelos alunos, e de suas produções escritas. Para a análise das respostas dos questionários foi feita a categorização dos dados (ERICKSON, 1986), e a base para a análise das produções escritas foram as três capacidades de linguagem conforme propostas por Dolz e Schneuwly (2004) à luz de Bronckart (1999). Os resultados obtidos apontam algumas contribuições de ssa proposta de ensino: o papel da LM como instrumento mediador da aprendizagem de LE; a aprendizagem contextualizada de aspectos relacionados à língua inglesa (vocabulário, estruturas, produção escrita, gênero textual em questão); o trabalho em grupo como mediador do processo de aprendizagem; a necessidade de atividades que propiciem um maior contato com o inglês. Foi possível verificar também que o trabalho com o gênero textual notícia tornou a aprendizagem estimulante para grande parte dos alunos por esses sentirem-se capazes de fazer uso dessa segunda língua em situações reais de comunicação.Abstract: Abstract: The aim of this study is to investigate the learning process of students of a 7 grade of elementary school during a teaching unit material based on the textual genre news in English. The study examines these students perceptions about their own learning during the process, and the results of the students written productions at the end of the unit. Its main theoretical tenets are: the socio-interactional approach of language and its role in the knowledge construction, as proposed by Vigotsky (1934/2005), the role of the mother tongue in the learning of a foreign language, discussed by Castro (2002), Quast (2003) and Terra (2004), in a sociocultural perspective, based on Vygotsky (1934), and the role of textual genres in classroom work (SCHNEUWLY and DOLZ, 2004; LOUSADA, 2005, and others). The teaching proposals the study is based on are by: Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Ramos (2004), Lopes-Rossi (2002). The data was collected through questionnaires answered by the students, and their written productions. The students answers in the questionnaires were analyzed in the light of the categories ( ERICKSON, 1986), and anlysis of the written productions was based upon the three language capacities as proposed by Dolz and Schneuwly (2004) according to Bronckart (1999).The results obtained indicate some contributions of this teaching proposal: the role of teh mother tongue as a mediating tool of foreign language learning: the contextualized learning of the aspects related to the English language (vocabulary, structures, written production, this textual genre); group work as a mediator of the learning process; the necessary of activities that provide a closer contact with English. It was also possible to verify that the work with the textual genre news stimulated students learning because most of them felt they were able to use this second language in real situations of communication.Made available in DSpace on 2019-09-09T17:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta Leticia Bartoli de Freitas.pdf: 813905 bytes, checksum: bb202d118e660d9bed95fd65b7c48810 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (153 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULíngua inglesaAprendizagemGênero textualAprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALRoberta Leticia Bartoli de Freitas.pdfapplication/pdf813905http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1315/1/Roberta%20Leticia%20Bartoli%20de%20Freitas.pdfbb202d118e660d9bed95fd65b7c48810MD5120.500.11874/13152019-09-19 20:47:21.423oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
title Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
spellingShingle Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
Freitas, Roberta Letícia Bartoli de
Língua inglesa
Aprendizagem
Gênero textual
title_short Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
title_full Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
title_fullStr Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
title_sort Aprendendo sobre a aprendizagem de língua inglesa : uma experiência com o gênero textual notícia em uma 7 série do ensino fundamental
author Freitas, Roberta Letícia Bartoli de
author_facet Freitas, Roberta Letícia Bartoli de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lousada, Eliane Gouvêa
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Kozma, Eliana Vianna Brito
Abreu-Tardelli, Lília Santos
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Roberta Letícia Bartoli de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
contributor_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Aprendizagem
Gênero textual
topic Língua inglesa
Aprendizagem
Gênero textual
description Orientação: Profª. Drª. Solange T. Ricardo de Castro
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T17:23:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T17:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1315
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (153 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1315/1/Roberta%20Leticia%20Bartoli%20de%20Freitas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb202d118e660d9bed95fd65b7c48810
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844388816486400