A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6528
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola.
id UNITAU_1600f26c04486e11d97e40f3c99bcac2
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6528
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-Silva, André L. (Luiz), 1973-Ávila, Maria Auxiliadora, 1952-Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoAbdala, Rachel Duarte, 1976-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-2023-08-14T19:52:45Z2023-08-14T19:52:45Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6528Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2022.Resumo: A escola deveria ser um ambiente de oportunidades e discussão de preconceitos, entretanto continua a reproduzir padrões sociais de gênero que mantêm assimetrias de poder, retirando direitos humanos básicos e permitindo que a estrutura social se mantenha. Esta manutenção se dá, na maioria das vezes, pela violência simbólica a qual nem sempre é percebida por quem a prática ou é alvo dela. Tal situação é frequentemente presente no ambiente escolar. O presente estudo visa identificar se existe e qual é a percepção de educadores e alunos do ensino médio em duas escolas do município de Taubaté sobre gênero e violência simbólica no ambiente escolar, assim como os aspectos facilitadores e dificultadores que envolvem a questão de gênero e conhecer se existem e quais são as práticas desenvolvidas por educadores sobre a questão de gênero. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa dois grupos de alunos de escolas de ensino médio (uma escola privada com 4 alunos e outro de escola pública, com 5 alunos), com a técnica do grupo focal e seis professores do ensino médio utilizando como instrumento, a entrevista orientada por um roteiro. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de triangulação, articulando as narrativas dos participantes ao contexto nos quais foram produzidas seja no nível micro quanto macrossocial e o diálogo com autores que discutem a temática. Como resultados encontramos: a representatividade LGBTQIA+ é vista como aspecto facilitador para a discussão de gênero na escola pelos corpos docente e discente. O preparo técnico dos educadores também foi uma questão trazida por alunos e professores, compreendendo que a graduação e a Educação continuada são fundamentais para profissionais bem preparados. O machismo foi trazido mais pelas alunas, e apenas um professor apontando como questão relativa ao gênero. Os alunos entendem a escola como local de formação da sua autoestima. Para os alunos LGBTQIA+ que muitas vêzes não tem apoio da família, a escola torna-se fundamental. Parte das famílias, por questões religiosas ou morais, deixam de apoiar as questões de gênero dos filhos, deixando-os em situação de vulnerabilidade. A violência simbólica está presente na maioria das narrativas tanto de professores quanto das/os/es estudantes e perpassa as estruturas escolares sem, muitas vezes, a percepção de seus atores. Por fim, entendemos que estudar a violência simbólica nas questões de gênero do espaço escolar é fundamental para a criação de estratégias de enfrentamento dos preconceitos e impactar de forma positiva e construtiva, toda a sociedade, trazendo a prática da cidadania e a garantia de Direitos Humanos a todos.Abstract: The school should be an environment of opportunities and discussion of prejudices, however, it continues to reproduce social patterns of gender that maintain power asymmetries, removing basic human rights and allowing the social structure to be maintained. This maintenance occurs, most of the time, by symbolic violence which is not always perceived by those who practice it or are the target of it. Such a situation is often present in the school environment. The present study aims to identify the perception of educators and high school students in two schools in the municipality of Taubaté about gender and symbolic violence in the school environment, as well as the facilitating and hindering aspects involving the issue of gender and to know the practices developed by educators on the issue of gender. Methodologically, it is a research with a qualitative approach. Two groups of high school students participated in the research (a private school with 4 students and another from a public school with 5 students), with the focus group technique and six high school teachers using the interview guided by a script. Data analysis was performed using the triangulation technique, articulating the participants' narratives to the context in which they were produced, both at the micro and macro-social levels, and through dialogue with authors who discuss the theme. As a result, we found: LGBTQIA+ representation is seen as a facilitating aspect for the discussion of gender at school by the faculty and students. The technical preparation of educators was also an issue raised by students and teachers, understanding that graduation and continuing education are essential for well-prepared professionals. Machismo was brought up more by the students, and only one teacher pointed it out as an issue related to gender. Students understand the school as a place where their self-esteem is formed. For LGBTQIA+ students who often lack support from their family, school becomes essential. Part of the families, for religious or moral reasons, fail to support their children's gender issues, leaving them in a vulnerable situation. Symbolic violence is present in most of the narratives of both teachers and students and permeates school structures, often without the perception of its actors. Finally, we understand that studying symbolic violence in gender issues in the school space is fundamental for the creation of strategies to face prejudice and positively and constructively impact the whole society, bringing the practice of citizenship and the guarantee of Human Rights to all.Made available in DSpace on 2023-08-14T19:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lilian Rosa Daher Macri.pdf: 852167 bytes, checksum: 0d3dfc098834b51c43c9233d0e176075 (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (106 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Violência simbólicaIdentidade de gênero na educaçãoDesenvolvimento humanoA violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLilian Rosa Daher Macri.pdfapplication/pdf852167http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6528/1/Lilian%20Rosa%20Daher%20Macri.pdf0d3dfc098834b51c43c9233d0e176075MD5120.500.11874/65282023-08-14 16:52:45.851oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-14T19:52:45Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
title A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
spellingShingle A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-
Violência simbólica
Identidade de gênero na educação
Desenvolvimento humano
title_short A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
title_full A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
title_fullStr A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
title_full_unstemmed A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
title_sort A violência simbólica nas questões de gênero no ambiente escolar : a percepção de estudantes e professores do ensino médio
author Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-
author_facet Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, André L. (Luiz), 1973-
Ávila, Maria Auxiliadora, 1952-
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Abdala, Rachel Duarte, 1976-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Macri, Lilian Rosa Daher, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
contributor_str_mv Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Violência simbólica
Identidade de gênero na educação
Desenvolvimento humano
topic Violência simbólica
Identidade de gênero na educação
Desenvolvimento humano
description Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T19:52:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T19:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6528
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (106 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6528/1/Lilian%20Rosa%20Daher%20Macri.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d3dfc098834b51c43c9233d0e176075
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396054806528