Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coronado, Fernanda Araujo, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
id UNITAU_16947315309aeed4075b4fdf41bb71f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5662
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Coronado, Fernanda Araujo, 1992-Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Silva, GuaracyUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T00:35:15Z2022-05-06T00:35:15Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa tem como problemática a questão sobre quais fatores impactam os resultados do desenvolvimento da educação no ensino fundamental de um município do Vale do Paraíba levando em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Partindo deste problema, pretendeu-se verificar a relevância da publicação deste índice na atuação de gestoras e professoras das escolas por ele classificadas. Como objetivo central, buscou-se por meio do registro de narrativas de gestoras e professoras qual o significado que o IDEB tem para elas e quais fatores segundo elas estão associados aos resultados desse indicador. A fim de realizar esta pesquisa, foram utilizados os dados do IDEB das duas escolas com maior e das duas escolas com menor pontuação. Esta pesquisa é qualitativa, utilizando como método a história oral, cuja coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas de história oral temática, na qual tais entrevistas estão pautadas nas narrativas de educadoras e segundo sua visão com relação ao problema estudado. Como objeto de estudo foram considerados os aspectos da exclusão trazidos por autores como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire e aspectos relacionados aos fatores do fracasso escolar de Maria Helena Souza Patto. Como resultados esperados objetivou-se o levantamento de dados acerca dos significados atribuídos ao IDEB pelas educadoras e a compreensão dos fatores associados ao desempenho dos alunos, analisando a relevância deste índice em sua atuação como profissionais. Objetivou-se ainda diagnosticar a situação existente como forma de possibilitar melhorias na educação através de políticas públicas. Os objetivos dessa pesquisa foram atingidos. Os resultados encontrados quanto aos fatores intraescolares contam com aspectos positivos ligados a formações continuadas, reuniões de HTC, participação dos pais, entre outros, no caso das escolas 1 e 2. Quanto a esses mesmos fatores, todavia, nas escolas 44 e 45, observaram-se aspectos negativos como rotatividade de funcionários, licenças médicas, dificuldades de localização, etc. No que se refere aos fatores extraescolares verificaram-se nas escolas 1 e 2 perspectivas de cunho positivo em relação ao aprendizado dos alunos e, perspectivas negativas nas escolas 44 e 45, tais como a falta de suporte da família, analfabetismo, dificuldades de transporte, entre outros. No que diz respeito à relevância do IDEB na atuação de educadoras, verificou-se a importância que deram a seu trabalho, destacando a equipe como um todo e a administração, além de enfatizarem o IDEB como parâmetro norteador para melhorias.Abstract: This research has as a central problem the question about what factors impact the results of the development of the education in the fundamental education (Elementary School and Middle School) of a municipality of Vale do Paraíba. We are looking into account indicators, specifically Index of Development of the Basic Education - IDEB. Based on this problem, it was intended to verify the reflection of the publication of this index in the performance of managers and teachers of the schools classified by it. As a central objective, it was sought through the register of managers and teachers' narratives what the meaning of IDEB for them. In parallel we ask them what factors are associated with the development of education. The data from this research serve to record the narratives of these professionals about their performance, as well as relate it to the results presented by IDEB. In this way, the study is important, since the IDEB allows to measure the performance of students of basic education, in this case more specifically of elementary education and, therefore, in the development of education. In order to carry out this research, we used data from the IDEB of the two schools with the highest and the two schools with the lowest score. This research is represented as qualitative, using as oral history methodology, whose data collection was performed through thematic oral history interviews, in which such interviews are based on the educators' narratives and according to their vision regarding the problem studied. The aspects of exclusion brought by authors such as Pierre Bourdieu and Bernard Lahire and aspects related to the school failure factors by Maria Helena Souza Patto were considered as object of study. The expected results were the collection of data about the meanings attributed to the IDEB by the educators and the understanding of the factors associated to the students' performance, analyzing the impact of this index on their performance as professionals. The objective was also to diagnose the existing situation as a way to enable improvements in education through public policies.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Araujo Coronado.pdf: 7518580 bytes, checksum: 59024e9fe0ef76eb0aae78d7686d4fc5 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online ( 218 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Índice de Desenvolvimento da Educação BásicaFracasso escolarDesenvolvimento profissionalEducação básicaEducadores - Narrativas pessoaisDesenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALFernanda Araujo Coronado.pdfapplication/pdf7518580http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5662/1/Fernanda%20Araujo%20Coronado.pdf59024e9fe0ef76eb0aae78d7686d4fc5MD5120.500.11874/56622022-05-19 15:26:19.753oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5662Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
title Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
spellingShingle Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
Coronado, Fernanda Araujo, 1992-
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Fracasso escolar
Desenvolvimento profissional
Educação básica
Educadores - Narrativas pessoais
title_short Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
title_full Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
title_fullStr Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
title_full_unstemmed Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
title_sort Desenvolvimento da educação? : narrativas de educadores sobre o IDEB
author Coronado, Fernanda Araujo, 1992-
author_facet Coronado, Fernanda Araujo, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Silva, Guaracy
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Coronado, Fernanda Araujo, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Fracasso escolar
Desenvolvimento profissional
Educação básica
Educadores - Narrativas pessoais
topic Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Fracasso escolar
Desenvolvimento profissional
Educação básica
Educadores - Narrativas pessoais
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T00:35:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T00:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 218 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5662/1/Fernanda%20Araujo%20Coronado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59024e9fe0ef76eb0aae78d7686d4fc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394623500288