Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Balduino da, 1979-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6886
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
id UNITAU_1d02ee90068817ac4d8707b1a8817efd
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6886
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Raquel Balduino da, 1979-Alves, Cristovam da SilvaMartins, Mirian Celeste Ferreira DiasUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-02-28T22:13:03Z2024-02-28T22:13:03Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6886Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: O presente trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa da Formação Docente para a Educação Básica, tem como tema a Arte na Pedagogia. Tal trabalho se insere na Linha de Pesquisa "Formação docente e desenvolvimento profissional da Área de Concentração "Formação Docente para a Educação Básica" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e tem como objeto de investigação a formação acadêmica de licenciados e pedagogos. Foram participantes da pesquisa oito alunos de um curso de Pedagogia na modalidade presencial, quarenta e dois alunos do curso de Pedagogia na modalidade EaD de uma IES e cinquenta e dois pedagogos que atuam em classes de 1° e 2° anos de uma Rede Municipal, ambas localizadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte -SP. Teve como objetivo principal analisar o lugar da Arte na formação dos Pedagogos. Essa pesquisa foi conduzida pela abordagem qualitativa com objetivos descritivos e exploratórios, optando-se por analisar a formação inicial dos cursos de pedagogia, nas disciplinas relacionadas à arte e às conexões com os saberes dos pedagogos em formação e em atuação. O trabalho contou com os seguintes instrumentos de pesquisa: análise documental, questionários e grupo de discussão. Essa pesquisa teve como desígnio uma pesquisa composta por combinação e por cruzamento de múltiplos pontos de vista. A coleta de informações demonstrou que o perfil dos participantes do presente estudo, em sua maioria, aproxima-se do contexto da trajetória da Educação no Brasil. A partir dos resultados obtidos, verificou-se a presença de experiências e de vivências com a arte, constituindo-se em possibilidades que permeiam por diferentes realidades, mas que se cruzam por meio dos olhares, promovendo percepções de saberes referentes à arte, de modo que essa é uma das percepções da presente pesquisa que também identificou lacunas. A análise dos dados evidenciou, ainda, o lugar da arte, na formação dos pedagogos perpassando por legislações, pela organização estrutural, na IES, mas sobretudo o pedagogo no processo de formação. Assim, os resultados desse estudo reafirmam a relevância da inserção da arte no contexto formativo de pedagogos.Abstract: The present work, developed in the Research Line of Teacher Training for Basic Education, has Art in Pedagogy as its theme, this work is part of the Research Line "Teacher Training and Professional Development", of the Concentration Area "Teacher Training for a Basic Education" of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté and has as its object of investigation the academic training of graduates and pedagogues. The research participants were eight students of a Pedagogy course in face-to-face modality, forty-two students of a Pedagogy course in the EaD modality of an HEI and fifty-two pedagogues who work in classes of 1st and 2nd years of a Municipal Network , both located in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba and North Coast -SP. Its main objective was to analyze the place of Art in the formation of Pedagogues. This research was conducted using a qualitative approach with descriptive and exploratory objectives, opting to analyze the initial training of pedagogy courses, in disciplines related to art and connections with the knowledge of pedagogues in training and in practice. The research instruments: documental analysis, questionnaires and the discussion group. This research had as design a research composed by combination and intersection of multiple points of view. The collection of information showed that the profile of the participants in the present study, for the most part, is close to the profile with the context of the trajectory of Education in Brazil. From the results obtained, it was verified the presence of experiences with art, constituting possibilities, which permeate different realities, more than intersect through looks, promoting perceptions of knowledge related to art. So this is one of the perceptions of this research that also identified gaps. Data analysis also showed that the place of art in the education of educators permeates legislation, structural organization in the HEI, but above all, the educator in the education process. Thus, the results of this study reaffirm the importance of inserting art in the educational context of pedagogues.Made available in DSpace on 2024-02-28T22:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Raquel Balduino da Silva.pdf: 1956640 bytes, checksum: aca6df0062d59f8481c7bd793b5a4896 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (122 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Arte - EducaçãoArte - estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPedagogosArte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Raquel Balduino da Silva.pdfapplication/pdf1956640http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6886/1/DM%20Raquel%20Balduino%20da%20Silva.pdfaca6df0062d59f8481c7bd793b5a4896MD5120.500.11874/68862024-02-28 19:13:03.491oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T22:13:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
title Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
spellingShingle Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
Silva, Raquel Balduino da, 1979-
Arte - Educação
Arte - estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
title_short Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
title_full Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
title_fullStr Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
title_full_unstemmed Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
title_sort Arte na formação de pedagogos : um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP
author Silva, Raquel Balduino da, 1979-
author_facet Silva, Raquel Balduino da, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alves, Cristovam da Silva
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Balduino da, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Arte - estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
topic Arte - Educação
Arte - estudo e ensino
Professores - Formação
Pedagogos
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T22:13:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T22:13:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6886
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (122 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6886/1/DM%20Raquel%20Balduino%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aca6df0062d59f8481c7bd793b5a4896
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397445218304