Necessidades formativas de diretores escolares iniciantes do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo : um estudo crítico reflexivo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6873 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro |
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Cursino, Lauren Patrícia de Barros, 1969-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Souza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2024-02-26T19:42:08Z2024-02-26T19:42:08Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6873Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: Esta pesquisa, um estudo crítico reflexivo, teve como objetivo analisar se as necessidades formativas dos diretores escolares iniciantes no Programa Ensino Integral são reconhecidas e consideradas nas propostas de formação continuada oferecidas pela rede estadual de educação do Estado de São Paulo, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para as ações formativas de sua equipe. A formação desses profissionais precisa ser repensada, levando - se em consideração suas necessidades formativas, seu desenvolvimento profissional e o papel do diretor como formador de sua equipe, justificando a importância dessa discussão no meio acadêmico. Trata - se de um estudo de cunho exploratório - descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou como método para a coleta de dados dois instrumentos: o questionário e o diário ref lexivo. Os resultados apontaram que os diretores escolares enfrentam um desafio para a implantação do modelo pedagógico e de gestão do Programa, que se encontram sobrecarregados com demandas burocráticas e que as ações formativas são centradas em questões administrativas e pouco voltadas às questões pedagógicas, constatando - se a indisponibilidade de tempos e de espaços para o aprimoramento e a formação desses profissionais. Os resultados permitem concluir que o modelo de formação continuada oferecido atualm ente pela rede pública estadual deve ser repensado, visto que não atende às necessidades formativas do diretor escolar iniciante do PEI, atendo - se principalmente a aspectos burocráticos. Espera - se que os resultados desta pesquisa possam indicar caminhos pa ra assegurar melhores oportunidades formativas aos diretores de escola, e que os questionamentos suscitados possam trazer a esperança de novas condições de trabalho para os profissionais foco desta investigação: os diretores escolares.Abstract: The aim of this research, a critical reflective study, was to analyze whether the training needs of school principals who are new to the Comprehensive Education Program are recognized and taken into account in the continuing education proposals offered by the São Paulo state education network, contributing to their professional development and to the training actions of their team. The training of these professionals needs to be rethought, taking into account their training needs, professional development and the role of the principal as a trainer for their team, justifying the importance of this discussion in the academic world. This is an exploratorydescriptive study with a qualitative approach, which used two instruments for data collection: a questionnaire and a reflective diary. The results showed that school principals face a challenge in implementing the pedagogical and management model of the Program, that they are overloaded with bureaucratic demands and that the training activities are focused on administrative issues and have little to do with pedagogical issues, and that there is a lack of time and space to improve the training of school principals. The results lead us to conclude that the model of continuing education currently offered by the state public school system needs to be rethought, as it does not meet the training needs of school principals new to the PEI, and is mainly focused on bureaucratic aspects. It is hoped that the results of this research can indicate ways to ensure better training opportunities for school principals, and that the questions raised can bring hope for new working conditions for the professionals who are the focus of this investigation: school principals.Made available in DSpace on 2024-02-26T19:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Lauren Patricia de Barros Cursino.pdf: 1515555 bytes, checksum: 5021034004c9c3de1fbebe50d95f3412 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (166 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Direção escolarGestão escolarFormação continuadaEscola integralNecessidades formativas de diretores escolares iniciantes do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo : um estudo crítico reflexivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Lauren Patricia de Barros Cursino.pdfapplication/pdf1515555http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6873/1/DM%20Lauren%20Patricia%20de%20Barros%20Cursino.pdf5021034004c9c3de1fbebe50d95f3412MD5120.500.11874/68732024-02-26 16:42:08.124oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T19:42:08Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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