Leitura de rótulo de produto alimentício na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Magali Ramos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307
Resumo: Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
id UNITAU_342f5a3775765164e0473086a6ca810a
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1307
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Magali RamosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)2019-09-09T14:22:23Z2019-09-09T14:22:23Z2006http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Garcia Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.Resumo: Os inúmeros estudos feitos por grandes pesquisadores sobre leitura no Brasil revelam um dado alarmante: o ensino de leitura ainda apresenta deficiência em nosso país. As escolas, de maneira geral, baseadas nos livros didáticos disponíveis, continuam trabalhando a leitura de forma mecânica, ou falta apluralidade da leitura para os alunos, uma vez que o professor os conduz para uma leitura que é sua, acreditando ser a única correta e possível. Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) - sugerem uma concepção sociodiscursiva de ensino baseada em atividades de leitura e de produção de gêneros discursivos, ou seja, textos dereal circulação social, para a ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e para a formação de um leitor proficiente nas mais variadas formas de textos. Dessas muitas possibilidades, o rótulo é um gênero interessante, tendo em vista sua grande utilização nos mais diversos tipos de produtos de consumo no mercado. Para esta pesquisa,foi escolhida a leitura de rótulos de produtos alimentícios industrializados, como: batatas fritas, salgadinhos e cereais - por entender que os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio estão na idade em que, de um modo geral, são os grandes consumidores desses produtos alimentícios. Também pelo fato de que eles desconhecem o teor do texto impresso nos rótulos das embalagens, talvez por desinteresse ou pelo fato de alguns aspectos da linguagem serem de difícil compreensão para sua faixa etária ou, ainda, pela falta de hábito de leitura desse gênero. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar: a) um estudo sobre o gênero discursivo rótulo e aspectos publicitários contidos nesse gênero. b) análise de um corpus de seis rótulos de produtos alimentícios industrializados dos tipos: batatas fritas, salgadinhos e cereais; com sugestões de atividades de leitura desses rótulos em sala de aula, de acordo com recomendações dos PCN. Os resultados mostram a importância de se trabalhar a leitura de rótulos em sala de aula, ressaltando a saúde do leitor ao consumir determinados elementos contidos nos produtos alimentícios industrializados, muitos destes prejudiciais ao organismo e, também, ao despertar o senso crítico nos elementos persuasivos, muitas vezes em excesso, utilizados pela publicidade contidas nos rótulos.Abstract: The innumerable studies made for great researchers on reading in Brazil disclose data alarming: the reading education still presents deficiency in our country. The schools, in general way, based in available didactic books, they continue working the form reading mechanics, or it lacks the plurality of the reading for the pupils, a time that the professor leads them for a reading that is its, believing to be only correct and the possible one. National Curricular Parameters - PCN (BRAZIL, 1998) - they suggest a sociodiscourse conception of education based on activities of reading and production of discourse genre, or either, texts of real social circulation, for the magnifying of knowledge of world of the pupil and for the formation of a proficient reader in the most varied forms of texts. Of these many possibilities, the label is an interesting sort, in view of its great use in the most diverse types of products of consumption in the market. For this research, the reading of labels of industrialized nourishing products was chosen, as: French fries, corn snacks and cereals - for understanding that the pupils of Basic Teaching Average Education are in the age where, ina general way, they are the great consumers of these nourishing products. Also for the fact of that they are unaware of the text of the text printed matter in the labels of the packings, perhaps for disinterest or the fact of some aspects of the language to be of difficult understanding for its age band or, still, for the lack of habit of reading of this sort. Thus, the objective of this work is to present: a) a study on the discourse sort label andaspects advertising executives contained in this sort. b) analysis of a corpus of six labels of industrialized nourishing products of the types: French fries, corn snacks and cereals; with suggestions of activities of reading of these labels in classroom, in accordance with recommendations of the PCN. The results show the importance of if working the reading of labels in classroom, standing out the health of the reader when consuming definitive elements contained in industrialized nourishing products, many of these harmful ones to the organism and, also, to the wakening the critical sense in the persuasive elements, many times in excess, used for the advertising in labelsMade available in DSpace on 2019-09-09T14:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magali Ramos Ferreira.pdf: 2555702 bytes, checksum: 6a68e0273f627e4b90e4155474bf91d2 (MD5) Previous issue date: 20061 recurso online (101 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguísticaLeituraPublicidadeRótuloProduto alimentícioLeitura de rótulo de produto alimentício na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALMagali Ramos Ferreira.pdfapplication/pdf2555702http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1307/1/Magali%20Ramos%20Ferreira.pdf6a68e0273f627e4b90e4155474bf91d2MD5120.500.11874/13072019-09-19 20:47:21.122oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
title Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
spellingShingle Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
Ferreira, Magali Ramos
Linguística
Leitura
Publicidade
Rótulo
Produto alimentício
title_short Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
title_full Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
title_fullStr Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
title_full_unstemmed Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
title_sort Leitura de rótulo de produto alimentício na escola
author Ferreira, Magali Ramos
author_facet Ferreira, Magali Ramos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Magali Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Leitura
Publicidade
Rótulo
Produto alimentício
topic Linguística
Leitura
Publicidade
Rótulo
Produto alimentício
description Orientação: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T14:22:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T14:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (101 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1307/1/Magali%20Ramos%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a68e0273f627e4b90e4155474bf91d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844388796563456