Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Gilberto da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi
id UNITAU_38bda60ad7bb90385eb3fd3af617ac91
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/819
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santiago, Gilberto da SilvaKozma, Eliana Vianna BritoGurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaZamponi, Graziela2019-07-30T14:35:29Z2019-07-30T14:35:29Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819Orientação: Profa. Dra. Graziela ZamponiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.Resumo: A ampliação do número de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas brasileiras não vem acompanhada de um ensino de qualidade capaz de preparar o indivíduo para atuar na sociedade em que vive, conforme apontam dados de documentos oficias. Assim, o objetivo deste trabalho, que se insere no âmbito dos estudos voltados para os processos de leitura de textos verbais e não verbais, é a partir da análise das habilidades e as competências de um leitor ao término do Ensino Médio, a) verificar a concepção de leitura que permeia as matrizes do ENEM e, por decorrência, as habilidades de leitura nelas prefiguradas; b) analisar questões desse exame no que tange às competências e habilidades de leitura exigidas do candidato, estabelecendo um paralelo entre o que determinam os documentos oficiais e a avaliação na prática. Para atingir nosso objetivo, analisamos 33 questões do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010. Nesse corpus, trabalhamos com questões que contemplem a construção de sentido de textos verbais e não verbais, relativas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que dizem respeito à Língua Portuguesa, diagnosticando uma a uma as habilidades e competências leitoras necessárias para uma leitura competente. Organizamos nossa dissertação em três capítulos, além de uma Introdução e uma Conclusão. No capítulo 1, apresentamos os principais modelos de leitura, fazendo nossa opção pelo modelo sociocognitivo interacional. No capítulo 2, focalizamos o ENEM, destacando suas habilidades e competências. No capítulo 3, procedemos análise de 33 questões do ENEM 2010, focando as habilidades e competências leitoras necessárias para resolvê-las. Os resultados apontam para uma concepção de leitura sociocognitiva interacional, que pressupõe também a decodificação como parte do processo de leitura em pequenos instantes em que se necessita construir sentido para um vocábulo estranho ao leitor. O estudo aponta ainda para uma predominância nas questões do ENEM das competências que envolvem conhecimento de gênero discursivo e reflexões acerca das novas tecnologias da informação.Abstract: The increase in the number of students enrolled in public and private Brazilian schools is not accompanied by a quality education that is capable of preparing the individual for active participation in the community they live in, as data from official documents show. The objective of this work, which falls within the scope of the studies focused on the processes of reading texts verbal and nonverbal, is based on the analysis of the abilities and skill s of a player at the end of high school, a) To verify the conception of reading that permeates ENEM (High School National Examination) matrices a nd, consequently, the reader profile prefigured therein; b) to analyze its examinations regarding skills and re ading skills required of the candidate, establishing a parallel between the determining official documents and assessment in practice. To achieve our goal, we analyze 33 questions of the ENEM 2010. In this corpus, we will deal with issues that include the construction of meaning of verbal and nonverbal texts, which concern the Portuguese Studies in the area of Language and its technologies, diagnosing one by one the reading skills necessary for a competent reading. We organize our dissertation in three chap ters, besides an Introduction and a Conclusion. Chapter 1 presents the main models of reading, making our choice of the social cognitive model. In chapter 2, we focus on ENEM, highlighting what refers to reading in the assessment. In chapter 3, we analyz e 33 questions of the ENEM 2010 . The results point to a conception of sociocognitive interactional reading, which is substituted for decoding in small moments when it's necessary the construction of meaning of words the reader doesn't know. The study als o points to a predominance in the ENEM questions of skills involving knowledge of genre and reflections on the new information technologies.Made available in DSpace on 2019-07-30T14:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilberto da Silva Santiago.pdf: 1019190 bytes, checksum: ebe5ddb15d295ce58e52597672085ed2 (MD5) Previous issue date: 2012Mestrado112f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALeituraExame Nacional do Ensino Médio - ENEMHabilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGilberto da Silva Santiago.pdfapplication/pdf1019190http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/819/1/Gilberto%20da%20Silva%20Santiago.pdfebe5ddb15d295ce58e52597672085ed2MD5120.500.11874/8192019-09-10 17:31:16.464oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
title Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
spellingShingle Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
Santiago, Gilberto da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
title_short Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
title_full Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
title_fullStr Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
title_full_unstemmed Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
title_sort Habilidades e competências de leitura segundo o ENEM : entre a teoria e a prática
author Santiago, Gilberto da Silva
author_facet Santiago, Gilberto da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Gilberto da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zamponi, Graziela
contributor_str_mv Zamponi, Graziela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
description Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T14:35:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T14:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/819/1/Gilberto%20da%20Silva%20Santiago.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebe5ddb15d295ce58e52597672085ed2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150074560512