Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karen Cristiane, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7049
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
id UNITAU_3c143520af76155272bb38ac458ca7b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7049
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santos, Karen Cristiane, 1979-Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-Gimenes, Nelson Antonio SimãoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2024-04-09T21:13:49Z2024-04-09T21:13:49Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7049Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa CalilDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: A formação continuada é um campo de crescente visibilidade, mas ainda com muitas questões a serem esclarecidas, tanto no que diz respeito a como deve acontecer, quanto sobre sua real eficácia na mudança de prática do professor em sala de aula e consequente aprendizagem do estudante. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o propósito de fomentar esta reflexão, dando voz aos professores e a seus formadores com o objetivo de analisar o processo de formação continuada em uma rede de ensino sob o ponto de vista dos envolvidos: professores e formadores de professores. Buscou-se identificar na fala dos professores quais são suas necessidades formativas e, por outro lado, compreender os objetivos estabelecidos pelo formador para a formação que planeja. Analisando as falas dos dois lados envolvidos na formação, procurou-se entender os pontos congruentes e as divergências que podiam dificultar o êxito do processo formativo. Participaram desta pesquisa oito formadores de cada componente curricular dos anos finais do ensino fundamental e 168 professores destes componentes que atuam em uma rede de ensino municipal de uma cidade de grande porte localizada no Vale do Paraíba. Utilizou-se para a coleta de dados dois instrumentos: um questionário enviado aos professores e entrevistas realizadas com os formadores. A partir da análise dos dados, constatou-se que uma parcela significativa de professores não se sente ouvido em relação às suas necessidades e que a estratégia formativa considerada mais significativa por eles é pouco utilizada pelos formadores, desta forma, conclui-se que é preciso colocar o professor como protagonista do processo formativo, buscando uma mudança em sua prática. Em relação ao grupo de formadores, são necessários momentos sistematizados de estudo e reflexão sobre o trabalho desenvolvido.Abstract: Continuing training for teachers is a field of increasing visibility, but still with many questions to be clarified, in terms of both how it should happen, and its real effectiveness in changing the teacher's practice in the classroom and consequent student learning, the greater focus of all work developed in education. This research, of a qualitative nature, had the purpose of fostering this reflection, giving voice to teachers and their trainers with the objective of analyzing the process of continuous training in a teaching network from the point of view of those involved: teacher and trainer of trainers. The aim was to identify in the teachers' speech what their formative needs are and, on the other hand, to understand the objectives established by the trainer for the formation he plans for the teacher. Analyzing the statements of the two sides involved in the formation, we tried to understand the congruent points and the divergences that could hinder the success of the formative process. In this research, 168 teachers of eight curricular components of a municipal education network of a large city located in Paraíba. Valley participated in this research. Two instruments were used for data collection: a questionnaire sent to the teachers and interviews with the teachers. The data analysis showed that a significant number of teachers do not feel listened to in relation to their needs and that the formative strategy considered most significant by them is little used by the trainers. Regarding the group of trainers, systematized moments of study and reflection on the work developed are necessary.Made available in DSpace on 2024-04-09T21:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karen Cristiane Santos.pdf: 1167428 bytes, checksum: fcdea592d9363f15d353cddeecff504b (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (123 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoEnsino fundamentalFormação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALKaren Cristiane Santos.pdfapplication/pdf1167428http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7049/1/Karen%20Cristiane%20Santos.pdffcdea592d9363f15d353cddeecff504bMD5120.500.11874/70492024-04-09 18:13:49.119oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-09T21:13:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
title Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
spellingShingle Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
Santos, Karen Cristiane, 1979-
Professores - Formação
Ensino fundamental
title_short Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
title_full Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
title_fullStr Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
title_full_unstemmed Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
title_sort Formação continuada dos anos finais : entre os olhares dos formadores e dos professores
author Santos, Karen Cristiane, 1979-
author_facet Santos, Karen Cristiane, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
Gimenes, Nelson Antonio Simão
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karen Cristiane, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino fundamental
topic Professores - Formação
Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T21:13:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T21:13:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7049
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (123 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7049/1/Karen%20Cristiane%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcdea592d9363f15d353cddeecff504b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162699415552