Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonello, Inês Roseli Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54591
Resumo: Orientadora : Andréa Ceccatto
id UFPR_e11dc02517fb311909c6f6fc7b4c7f94
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54591
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tonello, Inês Roseli SoaresCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-11T14:10:12Z2019-12-11T14:10:12Z2016https://hdl.handle.net/1884/54591Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O estudo a seguir busca identificar como está ocorrendo a formação dos professores que atuam junto a alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, na Educação Especial. Faz referência sobre como as pessoas com deficiência intelectual aprendem. Também menciona a importância do docente estar preparado para fazer as adequações necessárias nos conteúdos a serem estudados. Salienta as dificuldades significativas apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem e a necessidade do professor reconhecer na sua prática pedagógica a condição de acesso destas pessoas ao conhecimento. Considera que a partir da compreensão sobre a formação destes docentes será possível discutir temas referentes a Modalidade de Educação Especial. Logo, a possibilidade de apontar soluções para problemas no processo educacional das pessoas que aprendem de forma diferente do padrão e com necessidade de tempo maior para acessar as informações. Esta pesquisa promove a análise de como estes profissionais estão inseridos no contexto da reflexão, e, a relevância de propor a formação continuada que atenda as dificuldades apresentadas na realidade escolar enfrentada diante dos desafios inerentes ao ensino de pessoas com graves deficiências intelectuais.16 p.application/pdfEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoFormação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - INES ROSELI SOARES TONELLO.pdfapplication/pdf509833https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54591/1/R%20-%20E%20-%20INES%20ROSELI%20SOARES%20TONELLO.pdf688f7c1422a010855f074e644bb0e897MD51open access1884/545912019-12-11 11:10:12.493open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-11T14:10:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
title Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
spellingShingle Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
Tonello, Inês Roseli Soares
Ensino fundamental
Professores - Formação
title_short Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
title_full Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
title_fullStr Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
title_sort Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
author Tonello, Inês Roseli Soares
author_facet Tonello, Inês Roseli Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ceccatto, Andréa de Paula, 1960-
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonello, Inês Roseli Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Professores - Formação
topic Ensino fundamental
Professores - Formação
description Orientadora : Andréa Ceccatto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-11T14:10:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-11T14:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54591
url https://hdl.handle.net/1884/54591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54591/1/R%20-%20E%20-%20INES%20ROSELI%20SOARES%20TONELLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 688f7c1422a010855f074e644bb0e897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860436537114624