Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_42151f9e9af95630bcc0d4ce2622b2b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/769
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Montemór, Hilda Aparecida de Souza MeloKozma, Eliana Vianna BritoAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2019-07-26T18:01:14Z2019-07-26T18:01:14Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação concernente às representações discentes quanto à importância da aprendizagem da teoria gramatical. A pesquisa em questão tem como objetivos não só investigar se os alunos consideram a aprendizagem da gramática importante e útil na futura vida profissional, mas também cotejar se existem diferenças significativas quanto às representações entre os alunos da rede pública e os da rede privada, relativas à utilidade da gramática, a fim de refletirmos se os professores de língua portuguesa, especificamente do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devem ou não privilegiar o ensino das regras da norma padrão. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola particular e de uma escola da rede pública, ambas em Pindamonhangaba. O método utilizado foi o da pesquisa interpretativista e de diagnóstico, uma vez que buscamos confrontar as respostas dos alunos da rede pública com os da rede particular. Os resultados demonstraram que os alunos de ambas as instituições consideram útil a aprendizagem da teoria gramatical, pois acreditam que, mediante a aprendizagem da gramática, poderão conhecer e dominar a norma padrão, o que irá beneficiá-los em suas vidas profissionais. Tais resultados sinalizam a necessidade de tomar a teoria gramatical um conhecimento útil que corrobore não só o domínio da norma padrão, mas também a capacidade de adequar a linguagem de acordo com as exigências das diversas interações sociais.Abstract: This work shows an investigation concerning the student representations as to the importance of the grammatical theory learning. The present research aims not only investigating if the students consider the grammar learning important and useful in their professional future life but also check if there are significant differences as to the representations among public and private schools students, related to the grammar use, in order to ponder if the Portuguese language teachers, mainly from the first and second grades, should or should not privilege the standart norms. The research has been done with students from the third year of a private and a public elementary school, both in Pindamonhangaba. The method taken was the interpretative and diagnostic research once we try to confront the students answers from the public to the private ones. The results have shown that the students from both institutions consider the grammatical theory learning useful, because they believe that through the grammar learning they will be able to know and master the standard norm which will benefit them in their professional lives. Such results show the need of making the grammar theory a useful knowledge that strengths not only the standard norm mastering but also the capacity of fitting the language according to the demands of several social interactions.Made available in DSpace on 2019-07-26T18:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hilda Aparecida de Souza Melo Montemor.pdf: 387108 bytes, checksum: 562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89c (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado93f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAGramáticaEnsinoTeoriaVale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALHilda Aparecida de Souza Melo Montemor.pdfapplication/pdf387108http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/769/1/Hilda%20Aparecida%20de%20Souza%20Melo%20Montemor.pdf562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89cMD5120.500.11874/7692019-09-10 17:31:20.824oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
title Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
spellingShingle Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gramática
Ensino
Teoria
title_short Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
title_full Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
title_fullStr Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
title_full_unstemmed Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
title_sort Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
author Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo
author_facet Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Aquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gramática
Ensino
Teoria
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Ensino
Teoria
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T18:01:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26T18:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/769/1/Hilda%20Aparecida%20de%20Souza%20Melo%20Montemor.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150001160192