Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
id |
UNITAU_42151f9e9af95630bcc0d4ce2622b2b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/769 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Montemór, Hilda Aparecida de Souza MeloKozma, Eliana Vianna BritoAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2019-07-26T18:01:14Z2019-07-26T18:01:14Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação concernente às representações discentes quanto à importância da aprendizagem da teoria gramatical. A pesquisa em questão tem como objetivos não só investigar se os alunos consideram a aprendizagem da gramática importante e útil na futura vida profissional, mas também cotejar se existem diferenças significativas quanto às representações entre os alunos da rede pública e os da rede privada, relativas à utilidade da gramática, a fim de refletirmos se os professores de língua portuguesa, especificamente do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devem ou não privilegiar o ensino das regras da norma padrão. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola particular e de uma escola da rede pública, ambas em Pindamonhangaba. O método utilizado foi o da pesquisa interpretativista e de diagnóstico, uma vez que buscamos confrontar as respostas dos alunos da rede pública com os da rede particular. Os resultados demonstraram que os alunos de ambas as instituições consideram útil a aprendizagem da teoria gramatical, pois acreditam que, mediante a aprendizagem da gramática, poderão conhecer e dominar a norma padrão, o que irá beneficiá-los em suas vidas profissionais. Tais resultados sinalizam a necessidade de tomar a teoria gramatical um conhecimento útil que corrobore não só o domínio da norma padrão, mas também a capacidade de adequar a linguagem de acordo com as exigências das diversas interações sociais.Abstract: This work shows an investigation concerning the student representations as to the importance of the grammatical theory learning. The present research aims not only investigating if the students consider the grammar learning important and useful in their professional future life but also check if there are significant differences as to the representations among public and private schools students, related to the grammar use, in order to ponder if the Portuguese language teachers, mainly from the first and second grades, should or should not privilege the standart norms. The research has been done with students from the third year of a private and a public elementary school, both in Pindamonhangaba. The method taken was the interpretative and diagnostic research once we try to confront the students answers from the public to the private ones. The results have shown that the students from both institutions consider the grammatical theory learning useful, because they believe that through the grammar learning they will be able to know and master the standard norm which will benefit them in their professional lives. Such results show the need of making the grammar theory a useful knowledge that strengths not only the standard norm mastering but also the capacity of fitting the language according to the demands of several social interactions.Made available in DSpace on 2019-07-26T18:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hilda Aparecida de Souza Melo Montemor.pdf: 387108 bytes, checksum: 562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89c (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado93f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAGramáticaEnsinoTeoriaVale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALHilda Aparecida de Souza Melo Montemor.pdfapplication/pdf387108http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/769/1/Hilda%20Aparecida%20de%20Souza%20Melo%20Montemor.pdf562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89cMD5120.500.11874/7692019-09-10 17:31:20.824oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
title |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
spellingShingle |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA Gramática Ensino Teoria |
title_short |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
title_full |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
title_fullStr |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
title_full_unstemmed |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
title_sort |
Vale a pena ensinar gramática? : representações de alunos da rede particular e da rede pública de ensino |
author |
Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo |
author_facet |
Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Kozma, Eliana Vianna Brito Aquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de) Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montemór, Hilda Aparecida de Souza Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
contributor_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA Gramática Ensino Teoria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Ensino Teoria |
description |
Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-26T18:01:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-26T18:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93f : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/769/1/Hilda%20Aparecida%20de%20Souza%20Melo%20Montemor.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
562e1a8c88e8464b472f2b2b7854b89c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263150001160192 |