Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, André Vitorino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araujo
id UNITAU_45b2b49f817b05fb29e6b1ad410cd57c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3935
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gonçalves, André VitorinoCarniello, Mônica Franchi, 1972-Machado, João Luís de AlmeidaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Ciências AmbientaisAraújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-2021-05-07T15:13:09Z2021-05-07T15:13:09Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935Orientação: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de AraujoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2014.Resumo: O polo de apoio presencial é de fundamental importância para a oferta de cursos de graduação EaD. Questiona-se qual a quantidade dos serviços prestados nos polos de apoio presencial implantados na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, principalmente por este ser o local de realização das atividades presenciais, previstas na legislação, e por ser o local de convívio e suporte administrativo acadêmico dos discentes. Este trabalho tem o propósito de analisar a medida da qualidade dos serviços dos polos de apoio presencial implantados na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, percebida pelos discentes e para execução desse propósito foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa (mista) por meio da aplicação de um questionário baseado no instrumento HEdPERF. Dos 83 (oitenta e três) polos cadastrados no sistema E-MEC na região apenas 75 (setenta e cinco) realmente existem, desses apenas 6 (seis) autorizaram a participação de seus discentes na pesquisa, os respondentes em sua grande maioria possui mais de 25 anos, estão classificados em sete classes socioeconômicas diferentes, 74,3% dos respondentes estão cursando a primeira graduação. O baixo índice de aceitação reflete a insegurança dos gestores, mantenedores e IES e frente a dimensão das negativas pode-se supor que os serviços prestados nos polos não participantes poderiam não ser bem avaliados. Independente das dificuldades estatísticas, os respondentes da região, de uma forma geral, avaliam os serviços prestados nos polos de apoio presencial como possuindo qualidade tolerada.Abstract: A School Support Area (SSA) is an administrative and academic center, essential for the implementation of E-learning Graduation Courses. According to the Brazilian legislation it is, therefore, a place for academic and school administrative activities, and there are many questions regarding their service quality they offer nowadays. This work proposes the analysis of the SSAs service quality measure based on a quantitative-qualitative research, located in the Vale do Paraíba Metropolitan region and the state of São Paulo North Cost, throught the application of the HEdPER questionnaire concepts. Among eighty three official registered SSAs, only seventy five are fully operational and only six of them have allowed their students to take part in the current research. Most of the students who responded to questionnaires were over twenty six years old. They were classified along seven different socioeconomic groups, and 74,3% of them were still doing their first graduation degree. The low level of acceptance regarding this research by the SSAs school managers, investors as well as teachers, may reflect the possibility of low performance or / and evaluation of their students. Despite the fact of facing some statistics obstacles, the students involved in this research have classified their own SSAs as able to provide moderate performance.Made available in DSpace on 2021-05-07T15:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Vitorino Goncalves (1).pdf: 2030181 bytes, checksum: f4da72d82763b0edf94445da1d517c34 (MD5) Previous issue date: 20141 recurso online (97 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEducação a distância - EADPolo de apoio presencialRM ValeAnálise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do ParaíbaThe analysis of e-learning school support areas around the Vale do Paraíba metropolitan regioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAndre Vitorino Goncalves (1).pdfapplication/pdf2030181http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3935/1/Andre%20Vitorino%20Goncalves%20%281%29.pdff4da72d82763b0edf94445da1d517c34MD5120.500.11874/39352021-08-23 13:01:43.856oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:43Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The analysis of e-learning school support areas around the Vale do Paraíba metropolitan region
title Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
spellingShingle Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
Gonçalves, André Vitorino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Educação a distância - EAD
Polo de apoio presencial
RM Vale
title_short Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
title_full Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
title_fullStr Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
title_full_unstemmed Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
title_sort Análise de polos de apoio presencial ao ensino a distância na região metropolitana do Vale do Paraíba
author Gonçalves, André Vitorino
author_facet Gonçalves, André Vitorino
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carniello, Mônica Franchi, 1972-
Machado, João Luís de Almeida
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, André Vitorino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-
contributor_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Educação a distância - EAD
Polo de apoio presencial
RM Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância - EAD
Polo de apoio presencial
RM Vale
description Orientação: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araujo
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T15:13:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T15:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (97 f.) : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3935/1/Andre%20Vitorino%20Goncalves%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4da72d82763b0edf94445da1d517c34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157774220591104