Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cláudio Braz de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial.
id UOES_e634e35c78fd9722413815638d8cd0a6
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1019
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencialDistance education: study of the management of a present support poleEducação a DistânciaGestão em EADPolo de Apoio PresencialEscolas - Organização e administraçãoDistance EducationManagement in EADPolo of Face-to-Face SupportCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial.The present dissertation was developed in the Masters in Education of Unoeste, in the Area of concentration: Educational Institution and Educator Training. Research Line: Training and Pedagogical Practice of the Teaching Profession. The research investigated the management of a face-to-face support center of a private distance learning institution in the interior of the state of São Paulo. A qualitative approach was adopted, developing as a case study. Participants included: a polo manager, a polo coordinator, three tutors and fifteen students from the final stages of the courses, five of each of the courses: Pedagogy, Administration and Logistics. The data collection was performed through semi-structured interviews. The data were organized and interpreted using the technique of content analysis. The results indicated that the adopted management is characterized as centralizing, in which decisions are taken without the dialogue with the poles, this implies in damages to the use of available technological resources and pedagogical support and makes difficult the work of the tutor face-to-face. It is hoped that the results of this research may contribute to further research on Distance Education management, mainly in the context of the face-to-face support poles.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584Ruiz, Adriano Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782Terçariol, Adriana Aparecida de Limahttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629Gitahy, Raquel Rosan Christinohttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746Figueiredo, Cláudio Braz de2017-06-26T18:01:30Z2017-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2017-06-27T04:00:06Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2017-06-27T04:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
Distance education: study of the management of a present support pole
title Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
spellingShingle Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
Figueiredo, Cláudio Braz de
Educação a Distância
Gestão em EAD
Polo de Apoio Presencial
Escolas - Organização e administração
Distance Education
Management in EAD
Polo of Face-to-Face Support
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
title_full Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
title_fullStr Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
title_full_unstemmed Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
title_sort Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
author Figueiredo, Cláudio Braz de
author_facet Figueiredo, Cláudio Braz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
http://lattes.cnpq.br/0611273370317584
Ruiz, Adriano Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
http://lattes.cnpq.br/2550466423628629
Gitahy, Raquel Rosan Christino
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Cláudio Braz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Gestão em EAD
Polo de Apoio Presencial
Escolas - Organização e administração
Distance Education
Management in EAD
Polo of Face-to-Face Support
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a Distância
Gestão em EAD
Polo de Apoio Presencial
Escolas - Organização e administração
Distance Education
Management in EAD
Polo of Face-to-Face Support
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26T18:01:30Z
2017-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100160093061120