Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019 |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial. |
id |
UOES_e634e35c78fd9722413815638d8cd0a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1019 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencialDistance education: study of the management of a present support poleEducação a DistânciaGestão em EADPolo de Apoio PresencialEscolas - Organização e administraçãoDistance EducationManagement in EADPolo of Face-to-Face SupportCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial.The present dissertation was developed in the Masters in Education of Unoeste, in the Area of concentration: Educational Institution and Educator Training. Research Line: Training and Pedagogical Practice of the Teaching Profession. The research investigated the management of a face-to-face support center of a private distance learning institution in the interior of the state of São Paulo. A qualitative approach was adopted, developing as a case study. Participants included: a polo manager, a polo coordinator, three tutors and fifteen students from the final stages of the courses, five of each of the courses: Pedagogy, Administration and Logistics. The data collection was performed through semi-structured interviews. The data were organized and interpreted using the technique of content analysis. The results indicated that the adopted management is characterized as centralizing, in which decisions are taken without the dialogue with the poles, this implies in damages to the use of available technological resources and pedagogical support and makes difficult the work of the tutor face-to-face. It is hoped that the results of this research may contribute to further research on Distance Education management, mainly in the context of the face-to-face support poles.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584Ruiz, Adriano Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782Terçariol, Adriana Aparecida de Limahttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629Gitahy, Raquel Rosan Christinohttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746Figueiredo, Cláudio Braz de2017-06-26T18:01:30Z2017-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2017-06-27T04:00:06Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2017-06-27T04:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial Distance education: study of the management of a present support pole |
title |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
spellingShingle |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial Figueiredo, Cláudio Braz de Educação a Distância Gestão em EAD Polo de Apoio Presencial Escolas - Organização e administração Distance Education Management in EAD Polo of Face-to-Face Support CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
title_full |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
title_fullStr |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
title_full_unstemmed |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
title_sort |
Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial |
author |
Figueiredo, Cláudio Braz de |
author_facet |
Figueiredo, Cláudio Braz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos http://lattes.cnpq.br/0611273370317584 Ruiz, Adriano Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Terçariol, Adriana Aparecida de Lima http://lattes.cnpq.br/2550466423628629 Gitahy, Raquel Rosan Christino http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Cláudio Braz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Gestão em EAD Polo de Apoio Presencial Escolas - Organização e administração Distance Education Management in EAD Polo of Face-to-Face Support CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação a Distância Gestão em EAD Polo de Apoio Presencial Escolas - Organização e administração Distance Education Management in EAD Polo of Face-to-Face Support CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador. Linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. A pesquisa investigou a gestão de um polo de apoio presencial de uma instituição privada de ensino superior a distância, do interior do estado de São Paulo. Adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvendo-se como um estudo de caso. Como participantes da pesquisa contou-se com: um gestor de polo, um coordenador de polo, três tutores e quinze alunos das etapas finais dos cursos, sendo cinco de cada um dos cursos: Pedagogia, Administração e de Logística. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram organizados e interpretados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicaram que a gestão adotada caracteriza-se como centralizadora, em que as decisões são tomadas sem o diálogo com os polos, isso implica em prejuízos à utilização dos recursos tecnológicos e de apoio pedagógico disponíveis e dificulta o trabalho do tutor presencial. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para novas investigações acerca de gestão da Educação a Distância, principalmente, no contexto dos polos de apoio presencial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26T18:01:30Z 2017-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Cláudio Braz de. Educação a Distância: estudo da gestão de um polo de apoio presencial. 2017. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2017. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100160093061120 |